Resenhas

28 de fevereiro de 2017

Resenha #146: Todo dia - David Levithan

......
Queria que o amor conquistasse tudo. Mas o amor não conquista tudo. Ele não pode fazer nada sozinho. Ele depende de nós para conquistar em seu nome.
Livro: Todo Dia
Autor: David Levithan
Páginas: 280
Editora: Galera Record
Sinopse: Todo dia A acorda em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Imagina se todos os dias você acordasse em um corpo diferente? Você teria que tomar a vida dessa pessoa durante este dia, ter os pais dela, fazer as coisas que ela normalmente faria para que quando desse meia-noite, você tivesse que fazer a mesma coisa, porém em um corpo diferente. Todo dia A acorda em um corpo diferente e precisa lidar com isso da melhor maneira possível. Ele não sabe o por que dele ser assim ou se existem outros, a questão é que ele nunca fica em um mesmo corpo por dois dias seguidos. 
Em um dia desses, A acorda no corpo de Justin. Justin é um garoto que pouco se preocupa com as pessoas ao seu redor, inclusive com sua namorada Rhiannon, que é completamente apaixonada por ele. Vendo que Justin não é bom com ela, A resolve fazer com que aquele dia específico seja diferente de todos os outros e nestas poucas horas, se apaixona perdidamente por ela. Ele sabe que terá que ir embora deste corpo assim que dormir, mas fará de tudo para que Rhiannon fique com ele. Assim embarcamos na história de um menino que todo dia acorda em um corpo diferente, mas que sempre está apaixonado pela mesma menina.

Ao decorrer da narrativa, A entra em diversos corpos e podemos ver as experiências dele com eles. Ele já assumiu a vida de um drogado, de irmãos gêmeos, de um casal gay, de uma lésbica, de um bom filho entre vários outros. Todos estes, A tenta se encontrar com Rhiannon e mostrar a ela que mesmo com o rosto diferente, o sentimento que ele sente por ela é o mesmo e não muda.
Rhiannon por outro lado é uma mocinha muito boazinha, mas confesso que seu relacionamento abusivo com Justin me irritou pois a deixava muito a mercê do humor dele. Ela não conseguia desvincular amor de gostar, e por isso Justin a tratava como bem entendia. É com A que ela vai descobrir o que é o verdadeiro amor. Mesmo assim, Rhiannon  não é uma personagem que eu tenha me vinculado, achei-a um pouco sem graça. Ao contrário de A que consegue roubar todas as cenas com suas reflexões nuas e cruas sobre sua realidade. Será o amor capaz de fazer com que eles fiquem juntos mesmo com tantas barreiras separando-os?
O livro tem uma escrita poética e me lembrou um pouco os livros do John Green. Não tem seus altos e baixos, já que o livro fica somente preso em uma temática, mas ele é com certeza muito cativante. O final foi de arrasar mas enquanto eu pensava a respeito, via que não tinha como ter um final diferente. É um livro encantador, emocionante e mostra que o amor é muito mais do que o físico. 



Postado por Miriã Mikaely

3 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Primeiramente, o blog de vocês está lindissímo, fazia muito tempo que não vinha aqui e me surpreendi.
    Já li 'Todo Dia' e adorei a leitura, já que se trata de um personagem indefinido, e gostei muito da história de amor retratada aqui, nos passa uma mensagem em interessante. Não sei se quero ler a continuação, ao meu ver não precisava existir.

    Bjux;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Parece que a continuação na verdade é somente o livro no ponto de vista da Rhiannon.

      Excluir
    2. Ah sim, mas mesmo assim, acho desnecessário.

      Excluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)