Resenhas

22 de fevereiro de 2017

RESENHA #145: SE EU FICAR - GAYLE FORMAN

......
"Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você."



Livro: Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Paginas: 224
Editora: Novo Conceito
Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de
seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... E o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Mia não é uma adolescente comum, ela tenta, mas não consegue se encaixar em nenhum grupo. Ela dedica sua vida a tocar Violoncelo, uma coisa que a faz ser a diferentona da família, que é constituída por roqueiros. A Mia não é lá grande coisa, mas tem sua beleza. Mesmo não se encaixando em nenhum grupo da escola, Mia é adorada por todos, alguns até sentem inveja, pois Mia namora o garoto mais bonito e popular do colégio, Adam, o qual também é roqueiro e que Mia custou a acreditar que ele realmente gosta dela. A vida de Mia tinha seus problemas, mas era perfeita de certo modo. Até aquele dia de neve. O carro em que Mia estava com sua mãe, seu pai e seu querido irmão mais novo, capotou, deixando a Mia órfã e em um estado que ninguém poderia explicar.  Depois do acidente, Mia se levanta do meio dos escombros sem nenhum arranhão, ela não entende o que está acontecendo, já que está olhando para seu corpo caído.


De início o livro parece ser bem triste, e é até certo ponto. O livro se passa em um período de 24hrs e ele se intercala entre o passado da Mia antes do acidente, e o presente com ela no hospital, com os médicos fazendo de tudo para salvar a vida dela. O inusitado desse livro é que durante o acidente, a alma da Mia — creio eu ser a alma o livro não diz muito bem o que é — sai do corpo dela, é a história vai sendo narrada pela Mia em estado de espirito. A Mia também não sabe o que está acontecendo com ela, o motivo dela está naquele estado de “fantasma’. A única coisa que ela sabe é que precisa decidir se fica na terra com seus parentes, é com seu namorado, ou, se vai — para o céu crio eu — com seus pais. Essa e a escolha mais difícil que a Mia vai tomar na vida dela...se ela ficar.


Bem, gostei bastante do livro, eu achei ele bem escrito a Gayle Forman sabe emocionar o leitor, ela sabe trabalhar muito bem o drama do livro, o romance entre a Mia e o Adam é muito bem feito ele convence o leitor. Apesar do romance entre os dois ser bem agua com açúcar em certos pontos, você acredita no amor dos dois.



Os personagens são muito bem desenvolvidos, cada um deles tem sua personalidade bem definida, o único personagem que ficou um pouco de lado foi o irmão da Mia, mas isso a gente releva porque ele é uma criança.

Se Eu Ficar é um livro muito bom, aconselho você ler ele em um dia de chuva, a experiência é maravilhosa. Depois de ler assista também o filme que está perfeito e de encher um balde com lagrimas. Tenha uma boa leitura.  



Postado por Unknown

2 comentários:

  1. Oi, Victor. Eu já li Pra onde ela foi, o segundo livro dessa história mas não gostei da escrita da autora, achei tudo meio denso, parado e sem graça demais. É uma pena porque muita gente gostou da escrita da Gayle.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme e gostei daí resolvi ler o livro e amei <3
    5 coisas

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)