Resenhas

25 de junho de 2016

Resenha #111: A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh

......
"Uma centena de vidas por aquela que você tirou. Uma vida a cada aurora. Se você falhar uma única vez, eu lhe arrancarei seus sonhos. Vou tirar sua cidade de você. E lhe subtrairei essas vidas, milhares de vezes."


A Fúria e a Aurora
Livro: A Fúria e a Aurora
Autora: Renée Ahdieh
Páginas: 336
Editora: Globo Alt
Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. 

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. 

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

 Sherazade esta em busca de vingança pela morte de sua melhor amiga, causada por um rei assassino que convida moças para serem sua esposa e na aurora elas são mortas e sua amiga foi uma dessas garotas e com isso Sherazade se voluntaria para ser sua próxima esposa.

Khalid é o rei monstro que todos temem e possuem raiva. Com apenas 18 anos sem família assumiu o trono desejando ser nada parecido com seu pai, um homem cruel e um rei pior ainda. Este assassina suas esposas na aurora de cada novo dia, mas sabe que suas famílias sofrem pela perda. Um homem frio, sozinho, sombrio mas que possui coração e sentimentos no final de tudo.

"Algumas coisas existem em nossa vida apenas por um breve instante. E nós as devemos deixar seguir para iluminar outro céu."

Sherazade casa com seu rei, se tornando rainha e sua esposa, mas por incrível que pareça, esta sobrevive a aurora e assim permanece por algum tempo. As pessoas na cidade falam que ela conseguiu conquistar o coração do rei e finalmente este se apaixonou por uma garota.

No meio destes acontecimentos temos outros dois personagens, Tariq e Rahim. Tariq é apaixonado por Shazi desde os seus 12 anos de idade e ficou indignado com a carta que esta deixou lhe pedindo perdão e que a perdoasse pela sua fuga. Mas, ele não ficará vendo sua amada se entregar para um monstro e a qualquer hora ser morta.

O rei nunca manteve contato com suas esposas, já que estas eram mortas ao amanhecer, mas Khalid ver algo em Shazi que a deixa viva, quebrando as regras da maldição que descobrimos no decorrer da premissa que ele é amaldiçoado. Nesta ideia de deixar Shazi viva, os dois se aproximam, apesar de toda a arrogância e raiva que o rei demonstra, ela acaba derretendo um pouco do gelo que este possui em seu coração, quebrando todas as regras.

"Quando você encontra aquele que a faz sorrir como nunca sorrio antes, chorar como nunca chorou antes... não há nada a fazer senão se render."

Fiquei surpresa o quão rápido completei a leitura deste livro. Com pontos de vistas diferentes entendemos a ligação de Shazi e Tariq e podemos ver que a paixão que os dois possuem um pelo é outro é desde criança mas quando a convivência e a atração por Khalid fala mais alto, esta não nega seus sentimentos, apesar de tentar fazer o contrário sempre que ele chega perto demais.

O mundo que Renée criou é algo que nunca tinha visto em livro algum. O mundo oriental, sua cultura totalmente diferente, desertos, as vestes das mulheres, toda a riqueza que os homens fazem questão de dar as suas mulheres para agrada-lás, as criadas que ajudam suas rainhas para tudo, e toda a segurança que o rei coloca ao redor de Shazi teria me deixado angustiada.

"Na minha vida, a coisa mais importante que aprendi é que ninguém alcança a plenitude de seu potencial sem o amor dos outros. Não fomos feitos para ser solitários, Sherazade. Quanto mais uma pessoa afasta os outros, mais evidente se torna a sua necessidade crítica de ser amada."

Khalid é um personagem muito fechado e misterioso. No começo ele fica apenas na dele, sorri pouco e fala pouco, contudo toda a falação de sua esposa ao seu redor, querendo que os dois ao menos mantenham uma vida "civilizada" pelo pouco tempo que esta possui, ele acaba deixando que Shazi entre em sua vida aos poucos, mas não totalmente como ela esperava. Entendo depois que terminei a leitura, o motivo para todas as mortes das jovens e percebi que o rei não é tão egoísta e maldoso quanto ele parece no começo de tudo.

Shazi me ganhou desde o começo. Com sua língua afiada, não deixando nada passar, com respostas na ponta da língua. Sempre fazendo o que bem entende, mas não esquecendo da sua vingança, mas logo percebe que terá muito trabalho em executá-lo. Determinada, forte e exigente mexe com o coração e sentimentos do seu rei e acaba nutrindo uma forte ligação por ele, que esta mesma tenta ignorar, mas apesar de tudo, percebe que é inevitável apesar de tudo.

A capa é perfeita. Com detalhes da cultura, tudo bem escrito, sem falhas na premissa. O título na capa tem um relevo básico que fico passando o dedo o tempo todo hahaha. As folhas amareladas que amo ajudam bastante na leitura, principalmente pra mim, que leio mais a noite. E os detalhes na capa, como se fosse uma tapeçaria na parte de trás e o azul claro misturado com outros tons de azul ficou maravilhoso. Globo Alt fez um belo trabalho tanto na ilustração tanto na diagramação.





Postado por Larissa Maciel

4 comentários:

  1. Amei a sinopse, e a sua resenha ficou excelente, me deu vontade de ler o livro. Já coloquei na minha lista hahaha.
    - Beijos, Carol!
    https://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Obrigada anjo. Espero que possa ler e gostar tanto quanto eu gostei. Beijos!!

      Excluir
  2. Desde que vi a sinopse do livro que eu quero ler, primeiro pela capa que é linda e segundo porque fala da cultura oriental, coisa que eu amo! Amei a sua resenha, tem todos os pontos nos is, e melhor ainda, estou mais curiosa para saber sobre a tal maldição e que fim leva a vida de Shazi.
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mika! A capa é maravilhosa, toda vez que a editora postava um quote eu ficava louca. Haha. Espero que possa ler ele e adore! Beijos!

      Excluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)