Resenhas

18 de maio de 2016

Resenha #97 - Jogos Vorazes - {Trilogia Jogos Vorazes #1} - Suzanne Collins

......
                                               
                                                            "Eu me ofereço como tributo"

Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes 
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora: Rocco
Sinopse: Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.



Pega o arco e flecha que vamos falar da minha história favorita da vida.

Jogos Vorazes e o primeiro da trilogia The Hunger Games e vai contar a história da jovem Katniss Everdeen que se rebela contra um governo totalitário, durante um Reality Show muito macabro chamado Jogos Vorazes. No qual vence quem sobreviver.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Katniss. A história é ambientada em Panem, um país que é regido pela Capital que escraviza 12 Distritos para suprir as necessidades dos que moram na Capital. Os distritos já haviam tentado se libertar mais foram derrotados e massacrados. Para que não ocorressem mais essas rebeliões a Capital criou os Jogos Vorazes. Ao qual todo ano cada Distrito deve dar um garoto e uma garota entre doze e dezoito anos, para lutar na arena dos Jogos até que sobre apelas um esse que será o vitorioso.



O livro se divide em três partes sendo as duas primeiras as mais chatas,pois são apenas apresentação ao mundo e  personagens. A escrita de Collins não e muito boa, e super cansativa e um pouco arrastada. Os personagens não são bem explorados, tirando a Katniss e o Peeta o resto mantém sempre a mesma personalidade, mudando um pouco apenas no final.

Por o mundo ser distópico a escritora poderia ter explorado ele um pouco melhor, não temos nenhuma descrição de como e cada distrito, só a capital e o distrito 12 são bem explorados. O livro causa muita ansiedade na parte dos jogos, eu acho que a autora não gosta nem um pouco da Katniss e queria matar ela o tempo todo.






















O final do livro é bem satisfatório, mas ele não deixa o leitor curioso para os próximos livros e qualquer um poderia parar nele e não continuar a trilogia.

O objetivo principal do livro e fazer as pessoas valorizarem a comida a vida que tem, e se interessar um pouco mais por politica. Acho que a autora conseguiu seu objetivo.

                                                                           Bjs* Victor

Postado por Unknown

3 comentários:

  1. Oi, Victor. Bem, eu gostei muito do primeiro livro de Jogos Vorazes, apesar de não ter terminado de ler ele todo. Adorei muito a narrativa da autora e gostei muito dos diálogos e da apresentação que ela fez de todo o "mundo" onde Katniss morava.
    Um beijo!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Amei seu blog, que galaxia mais linda. ♥ E os livros, como você tem bom gosto! Apesar de eu ainda não ter lido jogos vorazes.

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aihn muito amor envolvido por esse livro e por essa trilogia. Literalmente os devorei hahahah; Ah, amei a resenha e o blog.
    http://jencleoncio.wix.com/justread

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)