Resenhas

16 de maio de 2016

Resenha #96 - Cinquenta Tons de Cinza - {Trilogia 50 Tons} - E L James

......
"Às vezes me pergunto se existe algo de errado comigo. Talvez eu gaste tempo demais na companhia de meus heróis românticos literários, e conseqüentemente meus ideais e expectativas são extremamente altos."

Livro: Cinquenta Tons de Cinza
Autora: E L James
Páginas: 480
Editora: Intrínseca
Sinopse: Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.
Assim que soube sobre Cinquenta Tons de Cinza, me interessei muito pois nunca havia ouvido falar sobre sadomasoquismo. Comprei a trilogia de uma vez para saciar minha curiosidade, mas já digo que  mesmo com as inúmeras críticas que o livro teve na época de seu lançamento, eu cheguei até gostar um pouco e me acostumar com algum de seus personagens. Não acho que esse tenha sido o melhor livro da série, mas acredito que ele foi além das minhas expectativas e por isso tenho uma boa impressão dele.

A história conta sobre o romance entre Anastásia e Christian Grey. Anastásia é aquele tipo de personagem de Crepúsculo: não acredita que é bonita, não namora e é extremamente acanhada e desastrada. É isso que chama a atenção de Grey na primeira vez que ambos se veem, já que ela precisa entrevistá-lo no lugar de sua amiga que está gripada para o jornal da faculdade. Ao invés de termos uma cena normal onde eu achei que ela fosse se encantar pela beleza dele, Anastásia, simplesmente abre a porta e cai no chão. 
"Empurro a porta, tropeço nos meus próprios pés e caio estatelada no escritório. Merda: eu e meus dois pés esquerdos! Caio de quatro no vão da porta da sala do Sr. Grey, e mãos delicadas me envolvem, ajudando-me a me levantar. Que vergonha, que droga de falta de jeito! Tenho que me armar de coragem para erguer os olhos. Caramba... ele é muito jovem."
A partir disso, Grey acaba se interessando por ela e faz de tudo para cruzar seus caminhos. Como um bom personagem de livros eróticos, Grey é rico, bonito, sexy mas tem problemas pessoais e traumas de infância que não releva a ninguém. É no desenrolar da história que vamos descobrindo quais são os fantasmas que ele precisa exorcizar e ver se Anastásia está disposta a ajuda-lo. O que Ana também não sabe mas logo descobre é que Christian tem gostos incomuns. Ele é sádico e em suas relações sexuais gosta de infringir dor as suas parceiras. Mas para tudo isso acontecer, tem regras que precisam ser seguidas e um contrato que precisa ser assinado, especificando o que pode e o que não se pode fazer.

Ana então se sente confusa em relação a seus sentimentos por Grey, que no momento só crescem, mas disposta a ficar com ele, ela aceita e juntos embarcam em diversas experiências sexuais. O problema de Ana é que ela acaba se apaixonando por ele, e sabe que Grey nunca aceitaria mais do que um relacionamento contratual com ele. Entretanto, o livro tem diversas reviravoltas e vemos muitas vezes Grey fazendo coisas que jamais faria em nome de Anastásia. Será que ela enfim está derretendo o coração dele? 
"Anastásia, eu não sou um homem de flores e corações. Não me interessam as histórias de amor. Meus gostos são muito peculiares. Deveria te manter afastada de mim."
A história tem diversas reviravoltas e o final foi bem abrupto, dando sequência ao próximo livro da série. O livro é narrado em primeira pessoa por Anastásia e tem uma riqueza de detalhes incríveis. E L James não poupou detalhes e fez uma narrativa cativante e envolvente, com um assunto polêmico que sempre nos faz querer saber mais.




Postado por Miriã Mikaely

16 comentários:

  1. Ai um dos meus favoritos. Meu xodó eterno. Podem falar mal o quanto quiser mas ele é meu amorzinho kkkkk.
    Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu comprei o box dessa série e juro que ainda estou criando coragem pra ler... Nada contra o livro, nem o filme. Acontece que antes de comprá-lo eu havia lido tanto livro erótico que enjoei do gênero por tempo indeterminado. Mas, é sempre bom ler as opiniões nas resenhas, me isentiva
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Eu procuro dar uma chance a todos os livros, mas, para ser sincera, não gosto do gênero. Li os três procurando entender o (Porque) deles terem tornado um best-seller, terminando continuo sem entender. Não digo que é ruim, pois, estaria sendo injusta, embora, conteúdo para tanto, não encontrei. Como já mencionado, costumo dar chances a todos os gêneros, bem, quase todos. Parabéns, sua resenha maravilhosa! Estou seguindo suas redes sociais, querendo e gostando, seja bem-vind@ as minhas redes também. http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Nossa quando li esse livro ele foi tão marcante, devorei a série muito rapidamente e fiquei muito envolvida com os personagens. Eu reconheço que é um livro diferente que teve coragem de abordar um tema polêmico, é um livro bom e que sabe prender os leitores. Uma pena você não ter gostado tanto assim da história. Lhe desejo excelentes leituras.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse é um livro que eu nunca li e não tenho nenhuma vontade de ler. Acho que por já ter sido tão comentado e gerar tanta polêmica, ele nem me desperta mais curiosidades.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. olha, apesar de ter vendido com tal proposta, não vi nada de BDSM explorado aqui, e sim um romance que não me empolgou e que só me fez ter raiva pelo tempo que perdi lendo... vi o filme outro dia e só piorou a minha opinião sobre a história... achei a escrita super rasa e certamente não leio mais nada que essa autora publique... não funcionou comigo... =T

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Sempre gostei de um romance erótico e nao tenho nada contra o genero, mas 50 tons não achei essa brastemp toda que as pessoas falam.
    Na verdade odiei a protagonista Ana, mto chata e mimizenta.
    O Grey gostei mto de como a autora desenvolveu sua personalidade.
    Ainda nao vi os filmes, mas os livros eu nao recomendo nao.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Adorei a trilogia, apesar de a escrita da autora ser bem "fanfic" e não parecer profissional as vezes, mas o melhor livro da trilogia pra mim foi o segundo. Espero que goste mais dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Sobre a trilogia, eu só conheço bem por cima por causa da fama dela, mas nunca tive a oportunidade de ler o livro, ainda mais pq nunca tive interesse em ler livros com essa temática, eu apenas vi o filme e minha opinião sobre o mesmo é bem neutra!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nem no seu maior ápice a série não me interessou. Mas creio que deva entreter bem. Eu até gostei do filme, então pra conhecer a história pra mim bastou. Sua resenha tá muito boa, conseguiu resumir tudo sem deixar o post enorme e cansativo.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Confesso que na época do auge eu me senti um pouco interessada em conhecer a trilogia, mas não demorou muito a passar. No final, acabei não lendo nenhum dos livros e nem assisti ao filme. Hoje em dia não tenho mais curiosidade em lê-lo, mas quem sabe no futuro?
    Está de parabéns pela resenha. Soube se expressar sem ser longa e cansativa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá Miriã! Olha, sua resenha ficou muito boa, mas infelizmente esse não faz os estilos de livros que eu gosto, poucos foram os romances eróticos que me chamaram a atenção, alguns deles curti mais pela pegada sobrenatural que tinham, mas agora estou realmente afastada do gênero.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá flor, parabéns pela resenha. Sei que a Jéss vai me matar quando ler isso, mas eu tô nem ai...

    Eu simplesmente não consigo gostar de livros hot, e não tenho a menor intenção (e interesse) em ler a trilogia '50 tons', pronto falei! (pode começar Jéss).

    Brincadeiras a parte, eu até leio, resenho livros com uma pegada mais quente, geralmente de parcerias (pois se for esperar eu comprar algum livro do gênero, sem chance!). Avalio os livros pela sua qualidade de escrita e a história em si...alguns posso falar sem medo que são ótimos, alguns se encaixam nas minhas melhores leituras do ano, mas não curto muito o tipo de diálogo presente nessas obras, as palavras usadas pelos personagens nos momentos de intimidade, não me agradam muito.

    Sei que o livro fez o maior sucesso, mas eu passo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá Miriã, eu li esse livro quando ele foi lançado e na época até curti, mas creio que se eu lesse ele agora não iria curtir muito a leitura. Enfim apesar das varias criticas dos livro ele tem pontos positivos e negativos e para quem curti o gênero é uma leitura super valida.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    O livro trás uma polêmica tamanha que é do tipo que ou você adora ou você detesta, já que a temática não é abordada de uma forma sutil. No meu caso eu detestei a escrita, nem me importei tanto com o dito tema "polemico" do livro, a escrita da autora foi extremamente amadora pra mim.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Eu li esse livro bem depois do lançamento tb, e quando o fiz já tinha lido outros inúmeros livros do mesmo tema. Então não foi nada de mais pra mim... Gostei mas não amei. Acredito que foi polemico pois foi o primeiro a ter tanta evidencia, ou tanto marketing!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)