Resenhas

27 de maio de 2016

Resenha #101: Como Falar com um Viúvo - Jonathan Tropper

......





"Às vezes a única verdade com que podemos lidar é aquela com que acordamos a cada manhã." 




Livro: Como Falar Com Um Viúvo
Autor: Jhonathan Tropper
Páginas: 272
Editora: Sextante
Gênero: Romance
Sinopse: Doug Parker não foi um aluno brilhante, não conseguiu entrar para nenhuma universidade de prestígio e era demitido dos empregos de redator com relativa frequência. Enfim, não levava nada muito a sério até conhecer Hailey, bonita, inteligente e cerca de 10 anos mais velha que ele.

Quando os dois se casam, Doug deixa para trás a descompromissada vida de solteiro e se dedica a esse amor, acreditando finalmente ter encontrado seu rumo. Mas, dois anos depois, Hailey morre em um acidente de avião e tudo perde o sentido.

Tentando lidar com o luto, Doug passa a escrever uma coluna chamada "Como falar com um viúvo", em que desabafa sua dor, relata a dificuldade de expressar seus sentimentos e se lembra da esposa de maneira sincera e cativante. A coluna se torna um grande sucesso - algo com que ele sempre sonhou - só que, infelizmente, no momento errado.

Em meio a seu drama, Doug se vê às voltas com o enteado rebelde e a irmã gêmea que se mudou para sua casa decidida a fazê-lo voltar a se relacionar com outras mulheres. E então nada mais é como antes: sua vida passa a se desenrolar em uma divertida sucessão de encontros desventurados e insólitas confusões familiares.

Entre tropeços, atropelos e as mais loucas situações, Doug começa a tocar sua vida, ainda que não saiba muito bem para onde. Afinal, muitas vezes o melhor a fazer é seguir em frente.



Como falar com um Viúvo foi uma leitura totalmente inesperada. O título é incomum mas a sinopse e as cores me chamaram a atenção e resolvi ler este livro, que estava na minha estante há um tempo.

O livro foi publicado pela editora Sextante em 2010 e escrito pelo autor Jonathan Tropper. O livro possui 41 capítulos, todos pelo ponto de vista do nosso amado e sarcástico protagonista, Doug Parker.



Doug Parker perdeu sua esposa, com quem era casado há dois anos, em um acidente de avião, o qual bateu em uma montanha sem deixar nenhum sobrevivente, não estou dando um spoiler da leitura, pois esta parte consta na sinopse. Então, desta parte podemos tirar que não teremos um homem feliz com a vida e com sua família. Ele é um homem abatido, que vive sozinho, por enquanto, mas seu enteado adora perturbar sua vida complicada e triste. Sua irmã gêmea Claire, faz de tudo para melhorar o humor do irmão,  conhecendo e marcando encontros com mulheres que pode trazer a felicidade do seu irmão de volta.

Mas, uma coisa boa acontece na sua vida, Doug é jornalista, nunca teve o sucesso que sempre quis com suas colunas no jornais. Contudo, tudo muda depois que ele cria uma nova coluna “Como falar com um viúvo”, por acaso e coincidência é o nome do livro hahaha. Esta referida coluna faz um enorme sucesso pois nela ele solta em palavras toda a angústia e sofrimento que passa sem sua amada esposa. Com todo o sucesso, ele consegue entrevistas e até contrato para publicar um livro, recusa todas pois sem a sua mulher ao seu lado, para ele nada faz sentido.

Uma parte que me agradou muito, é que alguns artigos que Doug publica na revista, são mostrados para o leitor no meio da narrativa, onde este conta, detalhes de como sua esposa morreu, sua atual vida, a família despedaçada mas ao mesmo tempo unida e a preocupação com um adolescente que insiste em viver consigo, mas nem ele sabe como se sustentar, imagine cuidar de um garoto que perdeu a mãe.


Foi uma leitura bastante agradável. O protagonista é sarcátisco, reclama muito mas apesar de tudo, ele consegue viver, tocar a vida para frente, possui encontros casuais – com uma mulher casada que esta infeliz com seu marido- , mas Doug se sente abalado e triste depois de um tempo com este caso, contudo ele sente uma certa alegria 

Sua irmã gêmea, que além de ter seus problemas com o marido que sempre a deixa de lado, tenta ajudar seu irmão a superar a tristeza que sempre o rodeia. Uma personagem importante para a reconstrução da nova vida de Doug sem sua esposa, brincalhona, louca na maioria das vezes, estressada quase sempre, mas que esta ao lado do irmão que ama em todos os momentos.

O enteado que o odeia, mas não larga do seu pé, foi um personagem inesperado, pois no começo imaginei que iria embora com seu pai, depois da morte de sua mãe, contudo prefere ficar com o padrasto, a ter que conviver com o pai e uma namorada que poderia ser sua irmã. Problemático como qualquer adolescente, vive pertubando Doug, as professoras o chamam para a escola, ao invés do pai e mesmo com todos os problemas, ajuda o garoto da melhor forma possível, seja brigando, brincando ou apenas por pequenas ações e maneiras de demostrar carinho. 


Posso dizer, que este livro me fez pensar que com ajuda de nossa família, amigos e até de um futuro cunhado que não suporta, podemos encontrar uma felicidade que estava esquecida há muito tempo. Engraçado com seus encontros casuais, com cenas extremamente estranhas mas que nos faz rir bastante. 

Fiquei triste, pois em todos os sites este livro é tão barato. Geralmente, livros bons tem um valor mais elevado e na minha humilde opinião ele é um livro que todas as pessoas deveriam ler. Um romance engraçado, triste e ao mesmo tempo feliz que nos faz encontrar a felicidade onde menos esperamos.

A diagramação está impecável. A editora Sextante sempre faz suas edições impecáveis. As cores escolhidas são coloridas e chama a atenção. O copo de bebida e o quadro - com a foto dos dois, citado no livros -, mostram os detalhes da vida de Doug, a bebida e a saudade da esposa.




Postado por Larissa Maciel

16 comentários:

  1. Oi, como vai?
    Cada título! Hahaha. Amo livros que me fazem rir e chorar, aquele tipo de livro que parece real, que a gente se identifica. Enfim, amei sua resenha e a dica. Já entrou pra minha lista de leitura.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda! Eu gosto muito de livros que abordam temas como família, perdas e superação. Acho que o autor quer chamar atenção para a capa, porque apesar do livro ser meio triste, a capa tem cores fortes e vibrantes, que representam alegria e isso pode ter algo a ver com o enredo. Quero muito ler esse livro agora, vou até anotar!
    Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Ainda não conhecia esse livro, e gostei muito da premissa e também da sua resenha sobre o mesmo. Com certeza, vou colocá-lo em minha lista para conhecer mais a história e esse personagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa
    Realmente o nome do livro é incomum, mas adorei sua descrição sobre a a história. Ele parece merecer todos os elogios que recebeu de você.
    Acho que você tinha que ficar feliz, se ele é mais barato pelo menos tem mais chance de ser comprado rsrs
    Adorei, espero ler ainda.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo me recomenda demais esse livro. Ainda não tive tempo de pedir ele, mas está na minha lista.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse livro ainda, mas depois de ler a sua resenha eu realmente fiquei curiosa com o livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto o livro nas promoções da vida, mas nunca tive a vontade de saber mais. Sua resenha foi uma surpresa pois percebi que esse livro faz muito o meu estilo de leitura, vou comprar/baixar e ver no que dá ;)
    Ps: que título haha

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Quando vi a capa desse livro logo relacionei ao autora Jonathan Tropper, conheci a escrita dele que é muito irreverente com o livro Sete dias sem fim, ri muito com esse livro, e fiquei bem interessada em como falar com um viúvo graças a sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu não conhecia o autor nem a obra. Sua resenha está muito bem escrita e pelo visto você adorou a história. Esse não é bem meu estilo de leitura, mas sua resenha me convenceu a dar mais atenção a essa obra. Quem sabe um dia desses eu pego para ler.
    Beijos!
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  10. Adoro protagonistas sarcásticos! O título me chamou a atenção e comprei numa super promoção, nem sabia que ele era barato em todos os sites, mas não tinha ideia do que esperar do livro até agora. Me animei pra ler, já que você gostou tanto!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá Larissa, tenho esse livro na minha estante a mais de um ano e com a sua resenha fiquei super empolgada para pegar ele e lê-lo, adoro protagonista sarcásticos e o enredo é bem diferente do que eu pensei que séria pelo titulo, ainda não tinha lido a sinopse.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Nossa, parece ser um ótimo livro. Drama é um dos meus gêneros favoritos, porque esse tipo de livro sempre nos põem para refletir, que parece ser o caso desse. Adorei a resenha!
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Lari, esse livro parece ser muito bom. Nunca li nenhuma resenha a respeito e adorei a sua!

    Tenho um exemplar aqui e já vou separar pra ler também, pois seus comentários me deixaram curiosa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. eu li um livro desse autor: antes de partir desta para uma melhor, e ele é muitooo bom, eu me identifiquei mais com o Lad-lit do que com os chick, acho eles menos dramaticos e clichês

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Nunca li nada do autor, mas confesso que sua resenha me chamou atenção.
    Creio que por envolver uma situação familiar tentando se reconstruir seja algo mais emocionante e dramático, mas de um jeito descontráido.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, td bem?
    Eu comprei esse livro há um tempo atrás por ser bem baratinho, mas não sabia que era tão bom tato que nem li até hoje, acho que vou dar uma chance. Bjs <3

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)