Resenhas

17 de fevereiro de 2016

Resenha #75 : A Extraordinária Garota Chamada Estrela - Jerry Spinelli

......


Foi durante uma dessas noites enluaradas que me ei conta de que Hillari Kimble estava errada. Estrela era real.

Livro: A Extraordinária Garota Chamada Estrela
Autor: Jerry Spinelli

Páginas: 192
Gênero: Romance/Infanto Juvenil
Editora: Gutenberg
Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.
É tão difícil falar de um livro que a gente amou, de um livro que nos marcou. E foi isso o que aconteceu com este, me contagiou totalmente.


O livro é narrado em primeira pessoa por Leo Borlock, um estudante de 16 anos, que não é popular mas também não é "invisível", ele tem um programa de entrevista na escola chamado Cadeira Elétrica, junto com seu amigo Kevin. A vida de todos na Escola Estadual Mica era normal, até ela aparecer: Estrela.
"E então eu a vi. No almoço. Usava um vestido cor de gelo tão longo, que cobria seus sapatos. Tinha babados ao redor do pescoço e das mangas e, pela aparência, poderia ter sido o vestido de casamento de sua bisavó. Seu cabelo tinha cor de areia. Ele caía sobre os ombros. Havia algo amarrado às suas costas, mas não era uma mochila. De início, pensei que fosse um violão em miniatura. Descobri mais tarde ser ukulele."
Ah Estrela. Ela é diferente de todos, mas diferente de uma forma boa. Com suas roupas de chamar atenção, sua bolsa de lona com um enorme girassol, com seu ukulele nas costas e seu rato de estimação chamado Canela, ela era única. Ela canta no refeitório sempre que alguém está aniversariando, ela dá cartões para quem não conhece, só pelo simples fato de ver as pessoas sorrirem.

Suas ações deixavam todos encantados e curiosos, mas nem tudo dura para sempre. Com suas ações, Estrela consegue uma inimiga na escola, e com isso, pouco a pouco os outros também vão se afastando dela, mas na verdade, isso não importa para ela, porque ela não está nem aí para o que pensam dela, ela só quer viver a vida.
"Nós queríamos defini-la, etiquetá-la coo fazíamos uns com os outros, mas não conseguíamos ir além de "esquisita", "estranha" e "patética". O jeito dela nos tirava do eixo. Uma única palavra parecia pairar no céu sem nuvens sobre a escola:

Ahn?"
Com isso, Leo se aproxima de Estrela, e o efeito que ela causa nos outros, também caí sobre ele. Ele parece invisível aos olhos de todos, assim como Estrela. Mas no começo, ele não percebe, para ele estar perto de Estrela é um calmante, seus tempos juntos são únicos, e com o Canela é claro, rsrs. Mas pouco a pouco Leo se dá conta do que está acontecendo, e ele se sente mal, ele não quer ficar de lado, Estrela pode não ligar para o que acontece, mas ele liga.
"Ela era uma luz flexível: brilhava em cada esquina do meu dia."
Então Leo tenta investir em que Estrela seja normal, como qualquer um, e ela tenta, mas isso não é para ela, Estrela não é assim, ela é uma estrela, não apenas um pontinho brilhante qualquer, ela é um sol, que faz de tudo para irradiar as pessoas, essa é ela.


O livro é perfeito, para mim ele foi. A Estrela é uma personagem que nos contagia desde o primeiro momento em que temos contato, nos faz desejar que existisse alguém único como ela. O Leo, ele é um personagem que a gente ama e tem raiva, pois suas ações querendo mudar a Estrela, não me agradaram, para mim, ele teria que entender que ela é única, e não pode ser rotulada.

Mas fora esse detalhe, eu amei o livro, me prendeu do início ao fim, e já estou ansiosa querendo ler a continuação. O livro possui 33 capítulos, que eu li bem rapidinho. Eu com certeza recomendo o livro para quem adora o gênero Juvenil, deixe a Estrela te encantar também.

Beijão da Jéss

Postado por Jessica

22 comentários:

  1. Olá,

    Nossa quie livro fofo, e com um titulo que desperta curiosidades, adorei sua resenha, e fico mais do que feliz de saber que gostou, sempre gosto quando a pessoa gosta do livro que leu ou está lendo rs. Parabéns pela incrível resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Eu adorei a resenha deste livro, apenas conhecia a capa por aí, em alguns lugares kkkkkkkk mas, fico realmente muito feliz que tenha marcado muito está leitura para ti! E quando der, realmente quero ver se leio.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi, ótima resenha, esse livro só tem bons comentários, sua resenha só fez eu ficar mais curioso sobre essa história.
    Abraços.
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ameii a resenha! <3 estou ansioso para ler esse livro! Bjs*
    https://diariobanana.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Menina, que livro "divo"!
    Eu realmente amei a sua resenha! Parece um daqueles livros que eu ficaria vidrada o dia inteiro, lendo. kkkk Vou procurar ele por aqui.

    Beijos
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  6. Eu acho esse livro simplesmente lindo, sua resenha ainda fez com que minha curiosidade para lê-lo aumentasse ainda mais. Meu Deus, sou tão ansioso que já quero ler esse livro.


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Olá; esse é um livro que quero muito ler! Só pelas resenhas que já li (gostei da sua), a Estrela já me parece uma personagem incrível!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou vivenciando isso, li um livro há mais de um mês, gostei de tal forma que reli três vezes, mas não conseguia fazer a resenha, tamanha mudez que o enredo me causou. O enredo do livro Estrela tem um perfil bem norte americano, faz me lembrar outras coisas que já andei vendo por aí, a capa também rememora outras capas

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Nossa só vejo pessoas elogiando este livro e eu fico com aquela cara de interrogação sabe? Porque eu ainda não li e realmente quero saber se é tudo isso.
    Adorei sua resenha, só me deixou mais curioso pelo livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse enredo! Não sei se leria, mas gostei dos pontos que ressaltou sobre ele, então já deixei a dica anotadinha :) É sempre bom quando lemos algo e achamos tão perfeito, não é? <33
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Só ouço elogios sobre esse livro, então, tenho muita vontade de ler. O enredo parece encantador, assim como os personagens. Adorei sua resenha!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie.
    Atualmente não estou lendo muito livro Juvenil mas gostei da história, me parece bem bonita! e a Estrela me parece ser realmente extraordinária.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oie
    muito legal sua resenha e já ouvi falar super bem do livro, dizem que ele é bem diferente e u tenho uma curiosidade leve de ler, ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Esse parece ser encantador só pela capa linda e é azul, a história parece ser linda, creio que das de primeira resenha que eu leio do livro e já fiquei apaixonada por ele. Com certeza eu vou querer ler.

    Mayla

    ResponderExcluir
  15. Hey,
    Esse parece um daqueles livros que são delicados e sutis, mas que nos tocam e muito. A Estrela parece ser uma personagem interessante, bem diferente do normal. A capa desse livro também chama muito a atenção. Achei ela muito linda e parece ser tão delicada quanto a história em si. Já anotei a dica.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? O livro me parece ter tudo o que eu adoraria ler, acho que vou por ele na lista hahaha

    ResponderExcluir
  17. confesso que a principio esse livro não tinha me atraido. mas lendo tua resenha percebi que alguns elementos podem me agradar ao longo da história... se tiver chance, lerei...
    ele parece ser bem delicado, sensível...
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Eu imaginava a história desse livro bem diferente. tanto que nem pesquisei sobre o que se tratava. mas to bem surpresa, o livro parece ser encantador. Com certeza lerei quando tiver oportunidade!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Sempre vejo resenhas muito positivas sobre o livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Fiquei muito empolgada com a sua reação à leitura, sei bem quando não conseguimos falar de um livro que gostamos muito. Não sabia que haveria continuação! Bom saber, porque assim já compro os dois juntos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Seria tão bom se existisse pessoas como Estrela na vida real que faz do dia á dia pequenos gestos para ver alguém sorrir.
    Apesar do livro ser um pouco adolescente acho que vale a pena ser lido pelo simples fato da personagem ter uma personalidade tão linda.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Até gostei da história, mas confesso que desanimei com o livro ter continuação e ele querer mudar a Estrela. Colocaria na minha lista se fosse um livro único.

    ResponderExcluir
  22. oi
    ainda não conhecia esse livro,fiquei curiosa para conhecer a trama
    a sinopse me agradou e parece ser uma leitura ótima ;)
    dica anotada!!

    bjs

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)