Resenhas

16 de julho de 2016

Resenha #118: Revival - Stephen King

......
"A curiosidade é uma coisa terrível, mas é humana."


Revival

Livro: Revival
Autor: Stephen King

Páginas: 376
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes.
Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade.
Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock and roll, fugindo da própria tragédia familiar. Agora, com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido, desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto que assustaria até o diabo, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados.Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes.
Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade.
Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock and roll, fugindo da própria tragédia familiar. Agora, com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido, desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto que assustaria até o diabo, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados.

Não sei como falar deste livro, que me deixou sem palavras do começo ao fim, com um desfecho de tirar o fôlego.

A obra, publicada pela editora SUMA, tem 371 páginas, divididas em 14 capítulos, contados pelo ponto de vista do protagonista, Jamie, e estes alternados entre o passado e o presente. A história começa quando Jamie é uma criança e conhece o pastor Charles Jacobs, que chegou recentemente na cidade, com sua mulher e filho. Contudo, tudo muda quando um grave acidente mata a família do pastor, criando um sentimento de revolta dentro dele.

Mas tem um detalhe: Charles sempre foi fascinado pela eletricidade e com tudo que ela pode fazer, os benefícios, dúvidas e medo. Ele vê algo além, vê um mundo de possibilidades, onde pode ajudar pessoas, curar doenças, desde as mais brandas, até as terminais. Após fazer um sermão, que causa sua expulsão da cidade, ele deixa de ser pastor e se torna um cientista louco e viciado pela eletricidade.
"O mundo é cruel e não dá para ter tudo."
O irmão mais novo de Jamie, Con, perdeu a voz depois de uma brincadeira na escola, e os médicos disseram que voltaria ao normal com o tempo, mas isso nunca aconteceu. Assim, o pastor realiza seu primeiro "milagre", com a ajuda da eletricidade, trazendo a voz de Con de volta, sem nenhum efeito colateral.

No presente, já com trinta e poucos anos, Jamie traz marcas por estar no mundo das drogas, ter participado de varias bandas e ter perdido a irmã. Agora, ele vive jogado pelas ruas. Como o mundo é pequeno, Jamie encontra o pastor Charles, que agora não é mais pastor, mas um Curador em uma feira de uma pequena cidade.

Novamente, Charles ajuda Jamie, fazendo com que ele abandone as drogas, mas lembrando-o de que tem um dívida com ele. Os anos passam e Charles continua obcecado com a eletricidade, mas continua ajudando pessoas. Agora, com uma idade mais avançada, Jamie, já sóbrio, investiga as possíveis curas de Charles, descobrindo seus segredos e o que ela pode fazer.
"As pessoas sempre querem encontrar razão para as coisas ruins da vida, mas as vezes não existe razão."
Posso dizer que este mundo em que um homem mexe com eletricidade, e desde o começo faz de tudo para ajudar as pessoas ao seu redor, deixou-me feliz, mas, continuando a ler, descobri que Charles poderia até estar ajudando essas pessoas, mas todas elas faziam parte de um plano que ele vinha tentando realizar há muito tempo, e fica tão obcecado com isto, que faz de tudo, até deixar pessoas morrerem sem remorso algum para conseguir o que quer.

A evolução de Charles ao longo dos anos é bem nítida. No começo é apenas um homem curioso e fascinado pela eletricidade, mas, com o passar dos anos, a curiosidade aumenta, colocando sua vida em risco, e a vida de todas as pessoas que ele "curou". Mas, na verdade, ele pode até ter curado todas elas, mas depois de alguns tempo, a tal "cura" causa efeitos colaterais, que em muitas é fatal.

Jamie foi muito importante em toda a história, sempre percebendo que tudo o que Charles fazia, poderia trazer grandes e graves consequências. Isso foi algo que me agradou profundamente, pois não importava o que acontecesse, ele lembrava que algo seria cobrado em troca mais cedo ou mais tarde. Também acompanhamos seu crescimento na mudança de tempo e entendemos porque ele entrou para o mundo das drogas, ficou em várias bandas e até virou um pequeno produtor.
"A vida é uma roda, e sempre volta ao ponto onde começou."
A família de Charles é citada em todo o livro, do começo ao fim, o que causa um certo desgaste, mas o que ainda resta dela é importante para os acontecimentos finais. Deus é citado durante o livro, mas Charles o culpa por ter tirado sua família. Entendo sua raiva, sua reação ao acontecimento, mas não justifica a frieza que ele assume depois da tragédia.

A natureza também tem uma grande participação na história, principalmente os raios. Na verdade, posso dizer que a eletricidade é um segundo protagonista, ao lado de Jamie, já que tudo gira em torno dela, e o que ela pode trazer de bom e ruim para nossas vidas.

A diagramação do livro está impecável, sem nenhum erro de ortografia ou digitação. A numeração dos capítulos em algarismos romanos é algo que admiro e que não via há algum tempo nos livros que leio. As folhas amareladas, de que sou apaixonada, ajudam bastante na leitura. E a capa com raios, não podemos esquecer dela, demonstra bastante a sua importância na história. Ela é muito bonita, já que brilha quando colocada na luz.  No ônibus, quando lia, apareciam diversas cores. Algo simples, mas que chama muito a atenção.



Beijão da Lari!


Postado por Larissa Maciel

Um comentário:

  1. Uau! Simplesmente UAU! Dizem que o King faz livros perfeitos, com aquele suspense encoberto de dar água na boca e um aperto no coração. A capa é linda, Lari. Nunca li nada do autor e confesso que o gênero não me agrada, mas eu amei a sua resenha! Eu quero ter uma experiência com o King, talvez seja com este livro.
    Beijos.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)