Resenhas

13 de setembro de 2014

Resenha #09 + Spoilers: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

......

Nome: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Primeiramente queria dizer que vou fazer a resenha, SEM SPOILERS, ao máximo que conseguir, depois abaixo da resenha vou deixar uma listinha dos spoilers e coisas bestas para quem já leu o livro e se quiserem debater comigo nos comentários, estou aqui.

A resenha!

A história conta, basicamente, sobre a Juliette, mas não só sobre a vida de uma jovem que tem problemas com a família ou com meninos, o livro não conta algo dentro dos padrões.
Ao menos não os padrões de mundos fantasiosos. O universo de Estilhaça-me pode ser ficcional, mas o que cativa nesse livro é o fato de que é um mundo abordado que daqui alguns bocados de anos podem acontecer.

Como assim "pode acontecer"?

Vou explicar, Estilhaça-me passa em uma época subentendida no futuro, onde os recursos naturais estão acabando, muitas pessoas estão morrendo e o governo era tão ruim que foi substituído por um grupo de ditadores denominados de 'O restabelecimento'.

E antes de você se perguntar onde a Juliette se encaixa, vou dizer. O mundo foi tão afetado por químicas, destruições e coisas do tipo não natural, devido ao próprio homem não saber cuidar do seu planeta, que pessoas 'anormais' começaram a nascer. E a Juliette é uma dessas pessoas, só que a mesma não sabe que existem outras aberrações como ela.

O ponto inicial do livro, é exatamente ela isolada do mundo a quase um ano, onde ela conta os dias, horas, minutos e segundos, calculando o tempo que não sai de sua cela e que não fala com outra pessoa.
"Sempre me pergunto sobre as gotas de chuva. Gostaria de saber como estão sempre caindo, tropeçando nos próprios pés, quebrando as pernas e esquecendo-se de seus paraquedas, conforme tombam direto do céu rumo a um fim incerto. É como uma pessoa que está esvaziando os bolsos sobre a terra e parece não se importar com o destino do conteúdo que cai, que parece não se impostar com o fato de que as gotas de chuva estouram quando atingem o solo, de que elas se estilhaçam quando chegam ao chão, de que as pessoas amaldiçoam os dias em que as gotas de chuva ousam tocar sua porta. Sou uma gota de chuva."
Até que colocam uma pessoa dentro da cela dela, e em sua mente, essa pessoa foi posta ali exatamente para testa-la. Ou como ela mesmo diz, para deixa-la louca, principalmente por ser um homem.

Depois de um tempo, ela meio que começa a conversar com ele, e descobre que já o conhecia antes, que ele quando criança era o único que não tinha medo dela no colégio primário.

Pulando o enredo da história, antes de soltar spoilers, agora falando sobre a estética de escrita e do livro.
A capa original da saga Shatter Me, aqui no Brasil, Estilhaça-me, é totalmente linda.

Mas não sei o que deu na cabeça dos editores brasileiros que trocaram a capa e deixaram-na... Ridícula.

Já ouvi muitas pessoas criticando o livro pela capa, mas quando leem a história se surpreender. Tanto pelo enredo quanto pela prática de escrita da maravilhosa Tahereh. Só tenho elogios para essa mulher, todo o sentimento que ela impõe a cada parágrafo, a cara repetição de palavra ou quando grifa uma sentença de frase.

Simplesmente é o tipo de escrita mais cativante que já apreciei ler.

Lembrando que esse é meu ponto de vista pessoal. Até agora não teve livro que me cativou mais do que esse.

O livro é escrito como se Juliette estivesse escrevendo a história, mas lembrem-se, a Juliette é uma menina fora do padrão comum. Ela tem problemas psicológicos e se considera um monstro. Consequentemente, a maneira como a escrita é abordada diferencia todo o conjunto. Trazendo uma maneira mais intima, como se você estivesse ouvindo a própria personagem contar sobre sua vida.


Aqui uma musiquinha que serve como trilha sonora pro livro.


Agora, a partir daqui, só recomendo que leia se já tiver lido a série!

Os Spoilers!

Meu deus do céu, alguém pode me explicar que romance bobo é esse entre a Juliette e o Adam?
A Juliette é o tipo de mulher fatal ao lado do Warner mas quando chega perto do Adam é aquela coisa tão infantil, tão boba e me lembra aqueles livros sobre adolescentes de 15 anos em frente ao seu primeiro amorzinho do ensino médio. E POUPE-ME NÉ?

Pessoalmente, apesar de ter ficado com muita raiva quando recebi esse spoiler, fiquei feliz quando me falaram que o Warner que vai ficar com a Juliette. Hoje mesmo tava lendo o livro a partir do ponto de vista do Warner e a personalidade dele é totalmente compatível com a Juliette e é uma pena que no primeiro livro ela não veja esse lado ele.

Principalmente por esse ser fechado e não poder expor os próprios sentimentos, tanto por ser um ditador do Restabelecimento, quanto pela cobrança do pai do mesmo que se não me engano ele é o líder central do Restabelecimento.

O único spoiler que ia dar era sobre esse triângulo amoroso mesmo. 
De resto, se você ainda não leu a série e ficou curiosa sobre a mesma, LEIA-A, vale muito a pena.


Postado por SHOSHANDRA

9 comentários:

  1. Olá :))
    "Estilhaça-me" é a minha trilogia favorita..
    Foi uma surpresa muito grande quando recebi esse livro por um site de trocas.. Me apaixonei logo de cara.
    E sabe o melhor? A história só melhora <3
    É muito amor...

    Beijinhos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    O livro "Feita de fumaça e osso" está sendo sorteado no blog. Vem participar!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Ainda não li essa trilogia, mas eu quero muito lê-la. Já ouvi falar muito dela.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda, tudo bem?
    Gostei bastante da resenha! Fico feliz que tenha gostado do livro e espero que você leia cada vez mais :).
    Ainda não li estilhaça-me, mas espero ter a oportunidade de ler em breve!
    Já ouvi coisas muito positivas sobre a trilogia então estou super curiosa.

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha parece ser um ótimo livro.. beijos!

    http://apenassonhosdreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente... eu já li uma fanfic com esse título, mas não sabia que era inspirada em um livro. Adorei a resenha, me interessei bastante, gosto de livros mais dramáticos e pelo que entendi sobre a Juli (ui, apelido -qq), ela deve realmente ter muitos problemas com seu "poder". Fiquei curiosa sobre o cara que colocaram na cela com ela. Será que colocaram-no lá pra testá-la ou ele também tem "dons"? Hm... mistério -qq Só lendo o livro mesmo u3u E com certeza vou procurar ler \\o

    Com carinho, Essie || Blue Leaves ∩( ・ω・)∩

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Hush Hush pra mim foi chato pacas. Sei la, muito Crepusculo pro meu gosto. Muito previsivel. Eu ainda terminei o primeiro, mas não consegui chegar nem na metade do 2º.
    Estilhaça-me também me prendeu bastante. Eu achei muito legal. Eu li ele no celular vey de tão ansiosa que eu estava. Eu pedi as capas novas que a editora deu de graça mesmo não tem os livros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tipo eu acho que a serie tem um bom potencial, mas a autora (como voce falou) peca nessa coisa do romance. Vey ela é uma mulher fatal, nao precisa de homem.
    Hey cara eu nao sabia que ela ficava com o Warner. Nao fico feliz nem triste, pois nao o conheço direito. Eu estou louca pra ler o fim dessa saga. Tipo, quando ela chega lá no Instituto Charles Xavier para Jovens Superdotados, eu fiquei bolada pra saber que parada era essa mano. Apenas morrendo de ansiedade.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mds eu só li hush hush pq slá, minha prima me emprestou o primeiro livro e li tipo demorei pakas, achei o tema do anjo caído muito bom mas que romance sem desenvolvimento a nora, não sei, adoraria um filme, mas como livro é bem bléh
      Agora estilhaça-me, deus estilhaça-me é meu livro favorito, mesmo com esse adam chaaato e sobre o warner
      NAMI, LEIA O LIVRO NO PONTO DE VISTA DELE
      VC VAI AMAR ELE
      agora sobre o instituto charles chavier, previsível até de mais hein
      psé
      vou ler o segundo livro esse mês ainda, to muito curiosa
      obrigada por comentar

      Excluir
  7. Ooii!
    aaaaaaaaaaaaaahh que delicia de resenhaaa!
    eu amo essa série!
    E SIM, TCHAU ADAM VOCE É UM SACO! hahah Veeeeem pra mããe Warner , seu lindo <3.
    eu li hush hush e tambem nao me cativou tanto, só o terceiro livro me fez perder o sono.

    quanto a parceriaa! aaaaaaaaaaaaaahh eu adoraria!
    me procura no face para discutirmos os termos certinho?? :) o perfil é o mesmo nome daqui.

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara aaaah eu amo o warner, sério, depois desse livro que li que é no ponto de vista dele, mds chorosa pq ele é um amor, ele não NÃO nunca será um monstro como é descrito ele é só uma pessoa corrompida pelo acaso.
      Enfim obrigado pelo comentário e vou pedir pra jéss falar com você :3

      Excluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)