Resenhas

27 de junho de 2016

Resenha #112: A Esperança - [Trilogia Jogos Vorazes #03] - Suzanne Collins

......
"O fogo queimará para sempre."

A Esperança

Livro: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 424
Editora: Rocco
Sinopse: Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A Esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.

Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.

Ambientado num futuro sombrio, a saga Jogos Vorazes é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time em 2010. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 44 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.





Corações fracos se preparem. Após todos os acontecimentos dos livros anteriores a guerra finalmente se instala. A jovem Katniss esta no distrito 13 onde se os rebeldes planejam a queda da capital. Agora como símbolo da revolução ela tem que decidir a quem deve proteger e o que mais importa o que fazer em relação à revolução.



Ao contrario dos dois primeiros livros A Esperança não é um livro que começa lento e vai lento ate o final, é pura ação em toda a trama. A escrita da autora tem uma evolução borbulhante, os diálogos estão excepcionais. As sequências da guerra são bem descritas, você se vê dentro da historia. A autora consegue orquestrar bem entre cenas de bombardeio e cenas de romance entre os personagens.

Além dos personagens que foram apresentados no livro anterior, também temos os novos nesse livro. E dessa vez a atenção não fica focadas só neles. Os personagens secundários são mais bem trabalhados aqui, coisa que nos dois primeiros livros não se via.



A Presidente Alma Coin é uma personagem impecável, ela dar um gosto a mais na historia, o amado por todos, Peeta está excelente, o papel que ele exercesse sobre a história e pesado é contribui para o desenrolar da trama. O triangulo amoroso está muito presente, o conflito da Katniss em relação ao Peeta e Gale é extremamente notável e te deixa maluco. Ela sabe que pode perder um dos dois, e tem medo de aquele que ela perder ser o que ela ama verdadeiramente.

O final é uma das melhores coisas desse livro, apesar de ser bem superficial, o acontecimento que levou ao final é muito frustrante. O último capítulo tem um ar bem fúnebre e faz o leitor e fã da saga desidratar de tanto chorar.



A Esperança, ultimo livro da trilogia Jogos Vorazes é o melhor dos três, o livro causa diversas emoções, não é um livro para pessoas de coração fraco. Encerrando a trilogia maravilhosamente esse sem duvida é o melhor livro da trilogia (em minha opinião).


Bjos***Victor!


Postado por Unknown

3 comentários:

  1. Eu já li Jogos Vorazes pela metade e vi o filme A Esperança - parte 1, mas como nunca mais voltei para ver a continuação, fiquei meio perdida na história sem saber como termina. Recentemente eu levei um spoilers daquele e descobri algumas coisas, mas a história ainda assim não perdeu seu brilho. Infelizmente não gosto de distopias e por isso não me arrisco, mas muitas pessoas acharam bom.
    Abraços.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não li Em Chamas nem A Esperança :( Mas amo muuuito os filmes e quero muito ler o resto, já li Jogos Vorazes e gostei muito.

    Adorei seu blog! O layout é maravilhoso!!

    Beijos!

    camilaland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu adoro Jogos Vorazes. Esse não foi o melhor da saga, na minha opinião, mas eu adorei como o desenrolar da história ocorreu. Sobre o triangulo amoroso... Você também sentiu vontade de bater na Katniss por causa disso? haha E o final, pode parecer clichê, mas eu adorei! Concordo contigo que não tinha forma melhor de encerrar a trilogia.

    Obrigada pela visita no blog. Já estou seguindo o seu! :D
    http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)