Resenhas

20 de junho de 2016

Resenha #109: Em Chamas - [Trilogia Jogos Vorazes #02] - Suzanne Collins

......
 
"- Quando você estiver na arena, lembre-se de quem é seu verdadeiro inimigo."





Livro: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 416
Editora: Rocco
Sinopse: Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero Ser Grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da Alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times. Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de uma situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.




PODE CONTER SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO!!

Meses apos ter ganhado os jogos vorazes junto com Peeta, Katniss está vivendo uma vida maravilhosa aldeia dos vitoriosos junto com sua família. Agora ela é famosa dentro da Panem, uma coisa que não agrada muito ao presidente Snow pois ele acha que ela pode dar inicio a uma rebelião.
As coisas vão acontecendo bem devagar nesse segundo livro, a turnê da vitoria é uma pedra no caminho da narração, ela só serve para encher espaço, pra quem não sabe a turnê da vitoria é um evento em que o vitorioso, nesse casos os vitoriosos já que a Katniss e o Peeta ganharam, saem por todos os distritos discursando, dando sentimentos a família dos outros tributos essas coisas.
Até que uma coisa X acontece e assim digamos a "trama" se inicia, não vou falar o que foi essa coisa porque seria um tremendo spoiler.




Bem, em questão de escrita a autora não evoluiu muita coisa, apenas em descrever cenas de ação é que ela melhorou bastante. Os novos personagens tomam lugar dos principais por assim dizer, a personalidades deles é mais bem trabalhada, já a da Katniss que é a verdadeira estrela não muda em nada, acho que ela esta mais lerda.

Personagens como Gale e a Prim são esquecidos no canto, já os menos importantes ganham um destaque maior. Apesar que Gale não aparecer muito o triangulo amoroso esta mais forte, você nota a duvida cruel que a  Katniss esta passando é isso e muito bom.



Em relação ao mundo, ele é mais bem trabalhado, com maior descrição de Panem e dos distritos dando uma visão maior de como as pessoas vivem em cada um deles. O presidente Snow está um vilão impecável se assim posso dizer.




Em Chamas é um livro com muita ação a trama pega fogo literalmente, as cenas melodramáticas são péssimas a autora ainda não sabe trabalha-las bem, e deixa a desejar em relação aos personagens secundários que ficam em segundo plano. Um ótimo ótimo livro para quem tem paciência.


Bjos**Victor!




Postado por Unknown

5 comentários:

  1. Ooi! Adoro a trilogia, o segundo volume foi meu favorito. Uma pena suas ressalvas.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Eu só li até Em Chamas, não vejo tanto graça assim pelos livros, apesar de achar os filmes incríveis, principalmente o penúltimo, já o último foi horrível, me decepcionei bastante.
    Um dia quem sabe eu leia A Esperança.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! Já tem uma nova seguidora, beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adoro esse volume da trilogia, é meu favorito e o que a Suzanne mostrou pra que veio.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/2016/06/anna-vestida-de-sangue-por-kendare-blake.html

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por esta obra como um todo, li os três livros como se fossem um só e gostei muito da mensagem transmitida pela autora. E o final da o obra então foi o melhor para mim. É uma pena que para você não foi tão bom quanto para mim, mas não desista e leia o último.
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)