Resenhas

27 de janeiro de 2016

Resenha #71: A 5º Onda - Rick Yancey

......
"A crueldade não é um traço da personalidade. A crueldade é um hábito."

A 5ª Onda
Livro: A 5º Onda
Autor: Rick Yancey
Páginas: 368
Gênero: Ficção Científica
Editora: Fundamento
Sinopse:  Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Primeiro livro que terminei esse ano. Leitura surpreendente, uma premissa de tirar o fôlego.
Cassie vive sozinha na floresta escondida, desde que as ondas começaram a vir. Sua vida era normal, ia para a escola, vivia com seus pais e irmão.

Foi quando começou a primeira onda,
Depois da primeira onda, só restou a escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: NÃO CONFIE EM NINGUÉM.
"Se alienígenas nos visitassem, acho que o resultado seria semelhante ao obtido por Cristovão Colombo quando aportou na América, o que não foi muito satisfatório para os americanos nativos."
Depois de tudo isso, ela vive sozinha, tentando entender o que realmente está acontecendo mas sabendo que não pode confiar em ninguém que aparecer na sua frente. Pois eles estão em todos os lugares, entre nós, vivem como nós.

Temos personagens principais e secundários. Cassie, nossa destemida e corajosa garota, que está atrás do seu irmão e perdeu a mãe e seu pai de forma trágica. E Zumbi, um humano que está em uma base militar treinando com outros garotos e garotas humanos para matar pessoas. Os secundários são Sammy, o irmão da Cassie, me apaixonei por ele. E outro ponto de vista é de Evan Walker, um misterioso garoto, que abalou corações por aí. hahaha
"Há coisas que não se precisar prometer. A gente apenas faz."
Cassie sobreviveu as ondas, e está escondida na floresta e atrás do seu irmão que foi levado. Ela é atingida por uma bala quando está fazendo suas andanças e fica em um estado grave e acaba desmaiando. Evan a encontra e a leva para sua casa e cuida, trata e a alimenta quando essa acorda. Mas Cassie desconfia dele, pois tudo o que ele contou para ela, não encaixa no que ela ver nele.

Zumbi, que está na base militar, não é nada mais e nada menos, que o "amor de adolescente" de Cassie, ele se chamava Ben Parrish contudo esse garoto de antes não existe mais. No meio do seu "treinamento" o irmão de Cassie é colocado no seu grupo e ele fica encarregado de cuidar de Sam, já que ele é apenas uma criança e não sabe fazer tudo e também não tem força o suficiente para realizar todas as atividades.
"O que não nos mata nos fortalece. Endurece. Disciplina. Você está forjando das espadas relhas do arado, Vosch. Você está nos transformando. Somos a argila, e você o Michelangelo. E nós seremos a sua obra prima."
  Como o livro tem vários personagens, resolvi falar um pouco apenas dos que achei importantes e tem uma importância na premissa. Cassie é nova, mas sua força de vontade de cuidar e depois achar seu irmão me deixaram surpresa, mesmo sabendo dos perigos que corria, se "acostumou" com a nova rotina do dia-a-dia e aprendeu a se proteger e não confiar em ninguém, como seu pai sempre falava.

Zumbi foi um personagem que não me prendeu no começo, achava totalmente desnecessário e não tinha entendido o motivo do seu ponto de vista no livro, contudo quando a leitura foi evoluindo entendi e comecei a gostar dele. Principalmente, quando começou a cuidar de Sam, mesmo não querendo mas entendendo totalmente as ações da criança.


Até o próximo post!
Beijão da Lari!

Postado por Larissa Maciel

20 comentários:

  1. Oii, eu ainda não tive a chance de ler o livro mas espero em breve ver o filme. Que bom que gostou da leitura. Que muitas outras venham.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou ouvindo muito falar sobre esse livro e sobre a adaptação, parece ser bem interessante, mas no entanto não desperta o meu desejo e curiosidade o bastante pra que eu venha a ler! Flores no Outono

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou deste livro. Quero ler ele não é de hoje, mas vou esperar um pouco maia pra lê-lo, não consigo ler livros quando eles estão muito populares, perco a vontade.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Quero muito ler esse livro. Gosto da temática e a propaganda em cima dele está pesada. Espero curtir a leitura. Parabéns pela resenha :)
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  5. Não tenho o que dizer sobre este livro.
    Só que amei amei amei!
    Muito bom. Recomendo. Adoro livros assim.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lari, eu não sou fã de ficção científica, então nem me animei a ler esse livro.
    Vou ficar só com o filme mesmo.

    Beijos!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler, já sei que vou gostar rsrs. Parece q o filme não ficou tao bom se comparado ao livro por isso vou ler primeiro.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  8. hi baby, tudo bem? ainda não li o livro mas vi o filme semana passada e o achei meio igual a todas as outras sagas adolescentes que já saíram, mas quero dar uma chance ao livro, vai que me agrada mais.

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Devo ser uma das únicas pessoas no mundo que não gostou de A Quinta Onda, achei bem fraquinho :(

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti o filme essa semana e fui a única dos meus amigos que gostou da história haha. Mesmo achando o final fraquinho, eu gostei muito dos personagens, romances, dos diálogos e tudo mais e tenho certeza de que o livro é melhor ainda. Aliás gostei muito das frases que você separou.

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu estou muito curiosa pelo livro e pelo filme, mas acho que vou de filme primeiro, pelo menos se não gostar eu comi pipoca kkkkkkk
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Preciso ver o filme! Nem li o livro, mas estou curiosa e curiosa e curiosa. Beijos, amei seu post! Sucesso para o blog.

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  13. Já li os dois livros da trilogia que foram publicados aqui no Brasil, admito que gostei mais do primeiro, mas os dois são muito bons e prendem o leitor :D

    ResponderExcluir
  14. Olá :D
    Eu não tinha tanta curiosidade sobre esse livro antes, mas assisti ao filme na quarta-feira e fiquei encantada! Quero ler os livros e beijar o autor rs Ah, e eu amei o Evan!!!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. |Quero muito ler esse livro desde que saiu o filme. Eu gosto muito desse gênero, então creio que vou adorar a leitura. Só fico um pouco na dúvida pois já me falaram que é um pouco chato no começo...
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu quero muito ler esse livro por ser bem diferente dos que eu li recentemente, parece ser um enredo bem legal e desenvolvido *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Oi Larissa, tudo bem?
    Adorei a sua resenha! Na verdade já estava um pouco interessada, já que o filme acabou de ser lançado, sendo que queria ler antes o livro.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  18. Oie
    quero muito ver o filme mas não tenho vontade de ler o livro apesar dos elogios que ouço, mas sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Livros com muitos personagens geralmente confundem minha cabeça, mas gostei do enredo desse. Parece eletrizante, ainda não li nada.

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor!
    Eu adorei o enredo e curti muito esse livro. Até fiquei em dúvida por que não o avaliou com nota máxima, já que sua resenha foi só elogios (rs). O segundo livro é diferente desse, até o estilo muda (fica menos dinâmico), mas gostei bastante dele também. Só fiquei decepcionada com o filme… Ficou uma m****.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)