Resenhas

14 de agosto de 2016

Resenha #126: O Lago Negro - {Série Lago Negro #1} - Juliana Daglio

......
"Por muitas vezes eu sentia o mundo ao meu redor como se fosse apenas uma alucinação prolongada. Era como se eu estivesse constantemente sonhando. Durante esses períodos, coisas terríveis me vinham em mente."


O Lago Negro


Livro: O Lago Negro

Autora: Juliana Daglio
Páginas: 368
Editora: Arwen 
Sinopse: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade. Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos. Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?


O Lago Negro possui 355 páginas, divididos 3 partes: Loucura e Sanidade, Respostas e Escuridão e O Lago Negro. Publicado pela editora Arwern e escrito pela Juliana Daglio.

Nesta obra somos apresentados a Verônica Cattani, uma universitária que se mudou recentemente para um pequena cidade no interior de São Paulo, Lagoana. Junto com seu namorado, com quem está junta há muitos anos e são perdidamente apaixonados um pelo outro, mas como na vida nem tudo são flores, novidades irão aparecer para este belo casal.

Contudo, o foco não fica no romance, ainda bem. Lagoana é uma cidade pequena, mas possui seus mistérios. Uma família muito antiga, os Caprini não possuem um fama muito boa, pois com suas diferenças e pequenas ligações com assassinatos de mulheres e crianças fizeram com que os habitantes não se derem bem toda a família.

"Pessoas que se julgam sãs, como mentes saudáveis, quando param param para pensar nos loucos a correr pelas ruas, ou nos trancafiados em hospitais, sente-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais pela sua própria sanidade"

Precisando de um emprego e inesperadamente, a família Caprini encontra Verônica no seu quintal, onde esta encontrou um Lago Negro, por coincidência, o mesmo do seu livro e dos seus sonhos, contarei sobre isso daqui a pouco. O casal Vicente e Katarina veem Verônica com uma boa moça, perguntam a ela se esta pode cuidar se sua filha, ela fica assustada mas no fim acaba aceitando e por causa deste emprego e desta família a vida de Verônica, que já não é normal se torna mais obscura.

Os capítulos na primeira parte se alternam entre o ponto de vista de Verônica e com alguns pequenos capítulos do livro que ela escreve, O Lago Negro, mas ao decorrer da história vemos que algumas coisas que esta escreveu aconteceram, não do mesmo modo, na vida real e isso acaba a assustando e me assustou um pouco, vou confessar.

Na segunda parte, é contada pelo ponto de vista de Liam, um rapaz que é filho do professor que era melhor amigo do pai da Verônica...deu pra entender?! hahahaha. Ele voltou para a cidade para ficar com seu pai, mas estes por causas de algumas descobertas ele acaba indo parar no hospital. Mas, ele acaba se encontrando com Verônica e lhe conta aos poucos sobre a fama dos Caprini.


"No mesmo instante pensei naquele enredo fantasioso e misterioso que brotava em minha imaginação desde meus catorze anos; lembrei de Liriel me perseguindo em sonhos com seus olhos púrpura, seus cabelos que mudavam de cor frente a grandes mudanças."
Mas, esses dois tem muito em comum do que eles menos imaginam. Quer dizer, do que Verônica imagina, já que Liam está na cidade por causa dela, mas não vou contar tudo porque assim perde a graça e vocês nem vão ler o livro. Na terceira parte, O Lago Negro é onde todas as revelações e as descobertas que nossa protagonista descobre, vou falar apenas isso, porque se não perde a graça de todo o livro.

Minha nossa, o que dizer deste livro que mal terminei e já considero a melhor leitura nacional que fiz este ano?! Vamos por partes. A cidade e seus mistérios é encantadora, todos os pontos se interligam, todos os personagens falam sempre a mesma coisa, enquanto os dois fazem suas devidas investigações sobre a família Caprini.

O Lago Negro pelo modo como é descrito é belo, maravilhoso e bem perigoso. Com muitos mistérios que o rodeiam. Contudo é o mesmo lago que Verônica tem seus sonhos e pesadelos e mais ainda, escreve no seu livro. Ela escreve praticamente tudo o que aconteceu anteriormente mas não se lembra de nada e com os nomes dos personagens trocados. Imagina se ela escrevesse com os nomes reais?!

"Os Humanos nunca fora fáceis de abater. A esperança os mantinha unidos;a fé os mantinha fortes. Tais sentimentos foram os pilares onde a sobrevivência se sustentou por séculos e mais séculos" 
Verônica Cattani, o que falar desta adolescente que passou em primeiro lugar para Jornalismo, curso que pretendo fazer, se mudou com seu namorado, perdeu seu pai, tem trauma por isto até hoje, e que pensou que iria estudar e ser feliz, mas tudo o que encontra são revelações e problemas com seu passado e seu futuro?! Uma moça feliz, contudo é triste por dentro, tem seus momentos de raiva e de pura tristeza, abandonada e sempre se sente sozinha. Desde o começo, percebi que ela é o tipo de mulher que não desiste fácil e quando começa uma coisa não desisti, vai até o fim.

Seu namorado é até legal e interessante no começo. No decorrer da história ele se torna um rapaz afastado, não ajuda a namorada como fazia antes, e depois vai embora! Vocês irão entender quando lerem, toda a minha revolta que peguei deste rapaz.

Liam, este sim é um rapaz que merece toda a atenção. Com uma parte do livro totalmente sua, entendemos todos os motivos para ele ter saído da Europa e ter se mudado para uma pequena cidade do interior de São Paulo, em busca de respostas que meu deus, até fiquei abismada com todas as revelações que ele faz no final para Verônica. Ajuda ela, do modo que o idiota era para ter feito, tenta mantê-lá afastada da família Caprini, mas percebe que a garota é irredutível e acaba indo com ela alguns dias para lhe fazer companhia.


Uma leitura fluida que me agradou do começo ao fim. Com todos os pontos interligados, sem deixar nada sem explicação neste primeiro volume. Páginas amareladas que ajudam na leitura, principalmente a noite por causa da luz. A diagramação está impecável, mas o melhor de tudo é esta capa perfeita e maravilhosa. Capa mais linda da minha estante, a garota representa a protagonista no livro de Verônica, mas também pode representá-la apesar de tudo.


Beijão da Lari!!


Postado por Larissa Maciel

9 comentários:

  1. Eu já dorei a premissa do livro, porque adoroooooon uma alma atormentada e cheia de trauma. Tenho problemas, me julgue. HAHAHAH

    acho que iria me identificar muitão com essa história e agora fiquei curiosa *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anjo! É um livro maraviilhoso, com mistérios e um romance ali no fundo haha. Espero que leia logo e goste do livro!!

      Bjos!

      Excluir
  2. Oiii Larissa

    Amo a capa desse livro, nossa, super bom gosto. Gostei da sua explicação sobre cada uma das 3 partes em que o livro é dividido. Tb amei a personalidade da Veronica, até mais do que o Liam. Ela passou tanta coisa e conserva uma personalidade forte e valente, gosto disso.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!

    Não conheço o livro, mas o enredo parece ser ótimo. Interessante a divisão de partes e que bem que tudo fica interligado! E achei a capa lindíssima!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. eu acho que uma amiga minha já me falou um pouco deste livro.. mas agora com este post eu realmente saberei um pouco mais sobre ele rs..
    bem gostei muito do post, parece que tudo está tudo bem explicadinho!! <3
    kissus u3u
    http://fallingflowersofficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda é essa? Nunca ouvi falar sobre o livro, mas me chamou muita atenção pois sua resenha está ótima e menina... essa capa é de morrer de paixão.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lari.
    Eu tenho esse livro aqui na minha estante. Eu comprei ele em uma promoção que teve na editora mas ainda nem sabia sobre o que era. E agora depois dessa resenha vou ter que colocar ele na fila. Eu fiquei muito curiosa para saber o que acontece nessa cidade hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu estava pensando se leria ou não esse livro...já me decidi! Amei a resenha <3 O livro parece ser bem interessante....bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi oi.
    Eu não curto o estilo fantasia, mas que engraçado! acabei de ler uma resenha que o nome do livro era Lagoena rsrs
    Eu nunca entendo porque diabos os autores tem que colocar um triângulo amoroso ou o começo de um no livro. Fica sempre nesta coisa, sempre tem que ter um romance. Ás vezes isso tira o charme do gênero fantasia.
    Não sei se eu leria, mas eu adorei a capa, é linda!
    Beijos, Leitora Encantada

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)