Resenhas

14 de maio de 2016

Resenha #95: Proibido - Tabitha Suzuma

......
"Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir."



Livro: Proibido 
Autora: Thabita Suzuma
Páginas: 304
Editora: Valentina
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.Eles são irmão e irmã.Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.


Não há nada de incomum na história de Proibido. Cinco irmãos são negligenciados pelos pais e, à duras penas, os dois mais velhos, Lochan e Maya, tentam sustentá-los, educá-los, levá-los à escola e ainda cuidarem de seu futuro acadêmico.

Não há nada de atípico nesta história. As protagonistas são dois irmãos que se amam demasiadamente.

Não apenas fraternalmente.

É aí que a história diverge das demais.

"Fico observando-a por um longo tempo. Por fim, minhas pernas começam a doer e eu deslizo pela parede, sentando no chão, braços cruzados sobre os joelhos. Tenho medo de sair, mesmo que só por um momento, e acontecer mais alguma coisa com ela. Mas ali, ao seu lado, a vista do seu rosto adormecido me relembra que nada mais importa, que não estou sozinho. É o que Maya quer, é o que eu quero. Não adianta lutar, só serviria para nos magoar mais ainda. O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor. Sem Maya, eu perco todos os três; separados, morreríamos lentamente."


Esse é o tipo de livro do qual você já percebe que nada poderá acabar bem logo na primeira página. A vida de Lochie e Maya é uma correria só. Entre cuidar de três irmãos mais novos, ir à escola, pensar nas futuras carreiras e cuidar de casa, eles só têm segundos de paz, e esses segundos são compartilhados entre os dois. Entre dois irmãos que são pais para os caçulas. Irmãos que são melhores amigos. Irmãos que sentem um pelo outro algo que vai além de laços sanguíneos. E que, ao notarem isso, lutam com todas as suas forças para ignorar esses sentimentos - e na mesma intensidade que eles lutam, eles falham.


" - Não posso mais fazer isso - diz ele, a voz rouca e trêmula, e de repente  minha raiva de entremeia com um pavor que me congela o sangue. - É doloroso demais, perigoso demais. Estou morto de medo... do que nós poderíamos acabar fazendo. [...] Vamos combinar, tudo isso é muito doentio. Talvez o resto do mundo tenha razão. Talvez nós sejamos só dois adolescentes desajustados, emocionalmente perturbados."
Não é fácil afastar a única pessoa que nos ama, que nos entende e que partilha conosco todas as vivências dos nossos dias. Lochie e Maya sentem a dor de perder mais do que um amigo ao se afastarem - eles sentem a dor de perderem pedacinhos deles mesmos.
"No fim das contas, o que importa mesmo é o quanto você pode suportar, o quanto pode resistir. Juntos, não fazemos mal a ninguém; separados, nós definhamos."

Eles aceitam, após muito pensar e discutir, que não há nada que eles possam fazer. Eles se amam, e é um sentimento simples - um sentimento simples que o mundo complica.
"- Nós ainda podemos nos amar. Não há leis nem limites para sentimentos. Nós podemos nos amar tanto e tão profundamente quanto quisermos. E ninguém, Maya, ninguém vai poder jamais tirar isso de nós."

Escondidos, eles partilham de um amor que é incompreensível para o mundo, embora seja tudo o que os dois conheçam. Juntos eles discutem que conta pagar, quem vai buscar as crianças na escola, que programa farão com os pequenos no final de semana. Juntos eles SÃO, enquanto separados eles jazem.
" - Não podem nos proibir. Não vou deixar que ninguém nos proíba...Ele segura minha mão e começa a beijá-la, seus lábios macios e quentes.- Mas é o mundo inteiro - diz, sua voz um sussurro angustiado. - Como... como vamos conseguir triunfar sobre o mundo inteiro?"

E no fim, depois de muito sofrer, de muito chorar e se emocionar, o amor deles sobrevive quando muito do que é insípido morre. É um amor que sobrevive a todas as barreiras e nos faz contemplar o que é certo ou errado para nós.


De início, temi ler tal livro. Se por ignorância ou medo do desconhecido, eu não sei bem; hoje este é um dos melhores livros que já li pois fez meu mundo colidir com outros, criando uma fusão de empatia e novos relances no jeito de olhar a humanidade.






Resenha feita Layla Magalhães!



Beijão da Lari!


Postado por Larissa Maciel

9 comentários:

  1. Oi, como vai? Esse livro ta na minha listinha para ler, porém, tenho certo receio de ler algo sobre incesto, se assim posso denominá-lo. É uma coisa que sai da minha zona de conforto, não sei se irei conseguir ou muito menos gostar, mas vou tentar. Adorei tua resenha! Beijos
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou louca para ler esse livro!! A história dele é bem forte, dramática mesmo. É algo que nunca li e tenho certeza que essa leitura vai mexer comigo, amei sua resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  3. vejo muita gente falando bem desse livro e só lamentando o fato de não esar incluída nos leitores dele TT_TT
    mas pretendo adquirir e ler ainda esse ano... amo romances impossíveis, marginalizados e proibidos, enfim...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  4. Layla, eu estou DOENTE pra ler esse livro, inclusive tá na minha wishlist de aniversário. Espero ganhar de alguém <3

    ResponderExcluir
  5. Oiiie
    eu to loooouca para ler esse livro desde que lançou, ainda mais por ser um tema polemico, muito legal sua resenha e só me deioxu mais curiosa ainda, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Guria do céu!
    Amei a tua resenha!Que livro incrível! Com certeza lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. A leitura desse livro me destruiu por dentro, sério. Eu acho que eu nunca me envolvi tanto em um livro como nesse.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari, tudo bem?
    O livro parece ser maravilhoso. Uma amiga já leu e falou muito bem dele e eu tenho muita vontade de ler. Ele parece o tipo de livro que é bastante intenso.

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha! Adoro ler opiniões tão positivas de livros que também me marcaram. Eu amo Proibido. Foi exatamente como você disse... um casal de irmãos que foram mais do que irmãos desde o início. Foram a fortaleza um do outro. Não tem como ignorar que o amor ultrapassou os limites fraternais de um jeito que, caramba, nos provoca uma empatia tremenda.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)