Resenhas

24 de março de 2016

Resenha #82: O Lago Negro - Juliana Daglio

......


"Era sempre difícil desligar de qualquer coisa que ganhava importância. Minha mente confusa sempre foi incontrolável"

Livro: O Lago Negro
Autora: Juliana Daglio
Páginas: 368
Gênero: Suspense/Mistério
Editora: Arwen
Sinopse: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.
Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos.

Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus.

Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?

"Pensar em me embrenhar em meio àquelas árvores, enfrentar o vento, a escuridão, causava-me um arrepio irracional. Eu nunca fora o tipo de garota com medo do escuro. Era aquele escuro que eu temia"
Recebi O Lago Negro em um book tour organizado pela autora parceira Juliana Daglio. Já li outro livro da autora chamado Uma Canção para a Libélula, e em resenha dele aqui no blog, confira. Na resenha do mesmo eu disse que leria até a lista de compras da Ju, e leria mesmo, porque tudo que você escreve Ju, é como música para meus ouvidos, is wonderful.



O Lago Negro nos apresenta à Verônica, uma jovem que acaba de passar no vestibular e que está se mudando, junto com seu namorado Enzo para a universidade onde vão estudar, ela fica em Lagoana,uma cidade no interior de São Paulo. Ambos são completamente apaixonados um pelo outro, juntos desde a adolescência, numa perfeita bolha que não permitia que eles se afastassem, nem que nada fizesse isso, por enquanto...

Ao chegarem em Lagoana, já notam que não são bem recebidos pelos moradores, a universidade fica bem afastada da cidade e de todos os habitantes da cidade. A cidade é repleta de segredos e contém um toque sombrio, e isso faz com que a imaginação de Verônica floresça e ela dê início ao livro que tanto perambula sua mente: O Lago Negro, curioso não é? 
"Ao terminar de digitar aquelas palavras, o céu nublado em cinza deu lugar ao céu arroxeado do anoitecer. Minha mãe disse que meus olhos eram daquela cor. Ao olhar pelo retrovisor, constatei suas palavras."
Mas nem tudo são flores, Verônica logo nota que o perigo mora ao lado e tem nome: Angelina, a vizinha deles. Verônica logo vê Angelina de olho gordo para Enzo e pede a ela para que se afaste, mas isso acaba fazendo com que Angelina decrete guerra para provar que consegue o que quer.

Verônica se vê dividida entre a realidade e a ficção que envolve seu livro, ela vai se afastando de Enzo, ficando meio paranoica e se envolvendo cada vez mais nos mistérios que se escondem em Lagoana. Certo dia ela resolve passear pela cidade e vê uma casa meio afastada da cidade e resolve ir lá, e quando chega se depara com algo que a deixa assustada: O Lago Negro, o mesmo de seu livro, o mesmo de seus pesadelos.
"Tal pensamento me levou a uma ideia que quase me fez cair da poltrona. Sete mortes, sete suicídios. Os fantasmas sussurrando do outro lado do Lago. Me pediam ajuda. Estavam perdidos."
Lá ela conhece os proprietários da casa, Vicente e Katarina Caprini, eles a convidam para entrar e ela aceita, eles tem uma filha chamada Lizandra, uma criança curiosa, pois ela nunca chora. Então, vendo que Verônica não é dali, porque todos na cidade preferem manter distância dos Caprini, eles lhe oferecem um emprego, ser a babá da menina, pois eles trabalham muito e não tem tanto tempo, e assim ela aceita. As coisas ficam ainda mais estranhas quando um forasteiro chega a cidade, ele se chama Liam e está disposto a saber tudo sobre os Caprini e Verônica.

Somos apresentados ao livro O Lago Negro escrito pela Juliana, e em contrapartida a O Lago Negro, escrito por Verônica Cattani, onde ela retrata uma história fictícia, mas que nos ajuda a entender a história escrita pela Ju. O livro é narrado em primeira pessoa pela Verônica, mas em certo ponto é narrada por Liam.

"Verônica Cattani acreditava amar Enzo Cervantes, por isso fez dele o centro de seu universo. Sem ele, ela era só uma menina louca com cicatrizes de auto mutilação."
Dizer que amei o livro é pouco, ele é simplesmente perfeito, a Ju escreve incrivelmente bem, é uma das minhas escritoras favoritas, pois seus livros têm o dom de me conquistar, ela retrata pessoas com problemas psicológicos em seus livros, e isso ganha um espaço no meu coração, acredito que por a Ju ser psicóloga, é mais fácil para ela retratar pessoas assim.



Não teve uma parte sequer que eu mudaria ou que eu não gostei, todo o livro é ótimo, quando a gente começa não quer mais parar, uma história que nos envolve do início ao fim, e a forma que termina nos deixa com os nervos à flor da pele na espera pelo próximo livro. O livro está lindo, a capa é linda, tudo lindo, parabéns a Arwen. Ju, eu leria a sua lista de compras de novo se for preciso.

"Seus olhos perscrutavam os meus e não desviaram como costumavam fazer. Se havia alguma defesa em mim contra sua influência, contra os sentimentos que despertava, elas caíram por terra naquele momento."

Postado por Jessica

9 comentários:

  1. Jéss!!! Você não tem ideia da Alegria (em maiuscula) que é ler essa resenha aqui. Seu espaço é muito especial para mim, assim como você. Não sei nem como agradecer a todo esse carinho! É muito bom saber que mais uma vez consegui cumprir uma missão aqui, e que outra das minhas Vs conquistou seu coração.

    Beijuuuuuuuuuuus, sua linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda! Estou tãaao ansiosa para conferir essa leitura! Já li um livro da Ju, o Uma Canção para a Libélula, e simplesmente amei. Ela realmente escreve muito bem :D
    Essa capa é lindaa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Larrisa,

    caramba adorei a sua resenha, ficou muito boa, o livro parece ser muito legal, muito bonito. Fiquei curioso sobre a obra, vou pesquisar mais, quero ressaltar também que a capa ficou maneira e confesso que não conhecia a obra ou a autora. Parabéns pela publicação. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que resenha maravilhosa, muito bem detalhada mas sem nenhum spoiler!!!
    Adorei e com certeza vou anotar esse livro na wishlist, pois após tantos elogios, só me resta a leitura, não é mesmo!? rsrs
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Jéss, minha linda...adorei sua resenha.
    Li essa obra no ano passado e gostei bastante. Estou ansiosa pela continuação.

    Super beijo
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser fantástico, fui parceiro de divulgação da autora no ano passado mas não tive oportunidade de resenhar o livro, mas quem sabe em um futuro próximo. O Livro realmente tem uma cara de parecer bom.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Este livro pareceu ser otimo! gostei bastante da premissa dele e achei linda a capa! fiquei com vontade de conferir!

    até mais!
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oie
    já ouvi falar no livro e muito bem, porém, não é um gênero que aprecio então vou deixar a dica passar mas sua resenha está ótima, adorei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro me chamou bastante a atenção, já tinha visto ele em outro blog e fiquei curiosa e agora lendo a sua resenha a vontade de ler aumentou. Gosto de romances com suspenses então esse livro vai muito me agradar. E essa capa linda também já chama a atenção.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)