Resenhas

15 de junho de 2015

Semana Violetas ao Vento: Dia 1 - O Título

......


Olá pessoas, como estão?
Esse post já era para ter saído, sim, mas acontece que passei o dia todo fora e cheguei tarde em casa, não deu tempo de preparar antes, a minha net está um completo lixo, caindo a todo momento. Mas vamos lá, estamos participando da Semana Violetas ao Vento, que consiste em uma semana de divulgações sobre esta obra, hoje é o dia um, iremos conhecer o livro, um pouco da autora e descobri o por quê ela escolheu esse título.


Sinopse: Só quando a brisa que traz o cheiro do mar a toca, é que Violeta sorri. As amizades de Thamires e Ricardo também a deixam alegre, como se tudo não passasse de uma brincadeira de mau gosto.
Em uma trajetória de dores e aprendizado, a adolescência nunca foi tão difícil, trazendo dúvidas e paixões, nem sempre correspondidas.
Quem realmente sou?”.
Para que o vento não seque mais as lágrimas em seu rosto e traga só as coisas boas, um longo caminho será traçado de forma que no final o amor seja reencontrado. O amor por si própria e pelos outros, que chegou a considerar com desprezo.
Violeta encontra, nas poesias que lê, um esboço de sua dor, de sua transformação, de seu novo eu. Percebe que, ao se ver refletida em versos, pode enxergar também uma esperança de um futuro melhor. Mas este só chegará a cada passo dado em direção ao eu que quer construir.
“Quem realmente sou?”.
Essa pergunta rodeia a todos nós, e Violeta não conseguirá passar pela vida indiferente a ela.


Jéssica Anitelli, autora de livros eróticos e sobrenaturais, adotou o sobrenome de Paula para escrever para o público juvenil. Violetas ao Vento é a primeira obra assinada com o pseudônimo.

Violetas ao Vento... Esse título soou tão bonito que não acreditei quando ele me veio à mente. E, por incrível que pareça, não foi o primeiro.
Violeta, nossa protagonista, é uma garota de 17 anos. Quando fui escolher o nome dela, entrei naqueles sites de nomes de bebês e comecei pela letra A. Aí meu marido comentou que tenho muitas personagens com nomes com letras do começo do alfabeto.
Eu: “imagina, nem tenho”.
Ele: “tem sim”.
Eu: “vamos ver então... Augusto, Aline, Diogo, Alexandre... (aí eu comecei a murchar), Enzo, Clara, Beatriz, Fábio... tá, tenho mesmo”.
Logo após isso, saí da letra A e fui para a letra V. Violeta saltou aos meus olhos, e eu sorri, sabendo que aquele seria o nome dela.
Como é também um nome de flor, optei por colocar Narciso como nome do irmão dela. Assim ficou os dois com nomes de flores ^^
Com o nome da protagonista escolhido, a busca pelo título começou. A história da Violeta é ambientada em Santos, litoral de São Paulo. A ideia inicial era que a praia tivesse uma grande importância para o enredo e, por isso, pensei em algo como “Além do azul do mar”. Contudo, durante a escrita, a praia foi se tornando algo secundário, sendo o vendo mais importante; era ele que secava as lágrimas da Violeta.
Dessa forma, mudei para “Vento no litoral”, tanto por causa da palavra “vento” no título quanto pela música do Legião Urbana. Este título permaneceu por longos meses, foi até para a revisão assim. No entanto, em um belo dia, uma autora nacional subiu na Amazon um livro com o mesmo nome. Eu quis morrer, sério!
Fiquei indignada, desolada, inconformada!
Após dias refletindo sobre o ocorrido, decidi que mudaria sim o título, mas ainda não tinha nada em mente. E em um belo dia (mais um), enquanto eu estava na cozinha fazendo sabe-se lá o que, o título simplesmente surgiu na minha mente. Foi tipo um plim! e pronto, lá estava ele bonitão dizendo oi e acenando para mim. Eu falei: “não é que você combina?”
Este título remete às várias fases da Violeta, por isso é no plural. Ela vai mudando e amadurecendo ao decorrer da narrativa. E o vento sempre traz coisas para ela, pode ser uma sensação boa ou o simples fato de secar suas lágrimas.
"A sensação do vento tocando minha pele foi tão diferente que até precisei parar de andar, fechar os olhos e senti-lo em sua plenitude. Após respirar profundamente, enchendo meus pulmões de esperança, abri os olhos, vendo que Thamires sorria para mim."



O livro será postado no Wattpad, sendo dois capítulos por semana,  o lançamento do e-book será dia 22 de junho na Amazon. O capítulo 1 já está disponível, confira aqui.

Até amanhã ♥

Postado por Jessica

23 comentários:

  1. Descobri a si próprio não é tarefa fácil não,
    parabéns realmente o título é maravilhoso
    tinha que ocorrer incidente pra você
    colocar esse belo nome

    Linda Semana!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem!
    Eba, adoro o Wattpad e adoro que os autores estão publicando bastante por lá, dá a chance da gente ler antes de ir lá e comprar!! O Titulo é lindo demais, a autora é muito criativa!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess!!!
    Nossa, menina. Primeiro de tudo que capa linda!! *-*
    Deve ser realmente muito difícil escolher um título pra um livro.
    Acho que nesses momentos as dificuldades não são os excessos mas sim as faltas de opções.
    Vou acompanhar durante a semana.
    Até agora estou adorando saber mais sobre a obra.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mds! Amei essa capa! Vou dar uma olhadinha no wattpad!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii..
    Gostei muito de conhecer o livro, e achei o título muito lindo mesmo! Assim como a capa.
    Eu só prefiro ler o livro inteiro de uma vez, ao invés de acompanhar capítulos, me dá uma agonia..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, parabéns pelo livro. o título é poético, realmente muito bonito. gostei de saber do processo de criação. Acho que Violetas ao vento é bem melhor que Vento no litoral.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jess, achei bem legal essa ideia de mostrar da onde surgiu o nome do livro <3 Achei a sinopse e a capa interessantes e se tiver tempo pretendo acompanhar os capítulos...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Bacana a premissa do livro, não seria algo que eu iria ler mas me parece tão bacana que fico me questionando sobre as questões da adolescência, vale a reflexão parabéns a autora.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada no Wattpad, mas andam me falando tanto que estou inclinada a buscar leituras e é provável que eu comece por esse, pois gostei muito da premissa. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess!
    Com certeza vou correr no Wattpad já para ler este livro, ele realmente parece ser incrível.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não costumo ler livros no Wattpad, mas é sempre bom explorar novos autores então eu vou ver se consigo dar uma chance.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sou louca para ler algo da Jessica, com certeza vou tentar acompanhar no Wattpad.
    A capa é muito bonita.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Que trama incrível! *-* Quero muito ler a obra, não conhecia, e amei essa capa! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jéss, tudo bem?
    Que lindo o nome desse livro, gostei da sinopse também.
    E gostei da forma que surgiu o nome da personagem.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oie Jéss!
    Adorei conhecer a autora e já fiquei super curiosa pelo livro, comigo as coisas também são assim, as vezes do nada me surgem ideias maravilhosas.

    Beijinhos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer mais sobre esse livro e sobre a história dele!
    O título é realmente muito lindo e parece que o destino meio que conspirou a favor dele...rsrs
    A história parece ser bem interessante e eu fiquei bem curiosa para conhecer!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Que legal, com toda a certeza irei acompanhar lá no Wattpad, adoroooo livros gratuitos!
    A capa é bem fofinha e só pelo título bate a curiosidade, adorei conhecer a obra! Boa dica ;*

    ResponderExcluir
  18. Oi, desejo muito sucesso a autora.
    Não lerei, pois não costumo usar o Wattpad e
    a premissa do livro não despertou meu interesse tanto assim.
    Mas, virei ler a resenha dele quando sair.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá... realmente escolher nome de livro é muito complicado... tinha amado Vento no Litoral, porque amo essa música do legião urbana... amo tanto que ouço várias vezes ai dia sem enjoar. Gostei da premissa do livro... parece uma história de romance linda e cativante... xero!

    ResponderExcluir
  20. Oi. Eu vi muitas postagens sobre esse livro.
    Adorei saber como ela escolheu o livro (eu também faço isso para escolher o nome dos personagens kkkk). Não fiquei curiosa para ler o livro, mas quem sabe um dia né?....
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Adorei saber um pouco sobre esse livro, pois não conhecia. Achei interessante a forma como o título foi escolhido. Tenho que começar a ler algo no Wattpad.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas achei bem bacana essa semana de divulgação dele e a premissa do mesmo é interessante, mas não leio no WATTPAD, então não vou aproveitar a dica :c

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    O livro parece ser muito interessante e parece que a autora fez uma escolha muito boa, pois esse nome é lindo e essa capa... <3

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)