Resenhas

21 de abril de 2015

Resenha #37: Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros

......
Livro: Presságio - O Assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros
Páginas: 224
Editora: Novo Século
Sinopse: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.


Acredito que apenas o nome do livro já desperte a curiosidade do leitor sobre a obra. Foi o que primeiro me chamou a atenção no livro.

O livro se inicia com um assassinato. Uma freira, a Irmã Bianca, que era professora de português, foi encontrada morta, nua e estuprada. Quem seria capaz de matar uma freira?
– Às vezes, o ódio pode transformar o mais fraco dos homens em um monstro."
Por outro lado, conhecemos Alice, uma mulher de 26 anos que tem um dom, o dom da clarividência. E o mais intrigante é que seu dom só se faz presente quando ela tem orgasmos, isso mesmo gente, orgasmos. Ela já foi em vários psiquiatras e claro que nenhum acredita que ela tenha tal dom. Já é meio difícil acreditar que as pessoas tenham esse dom, e mais difícil ainda acreditar que o dom se manifesta durante o orgasmo, não é?

Alice vai à uma festa a fantasia com sua melhor amiga Georgia e o namorado dela. E nessa festa acontece outro assassinato, dessa vez com uma jovem chamada Vivian, que é uma conhecida de Alice e alguém por quem ela tem um desafeto. Vivian estava fantasiada de freira, uma fantasia um tanto ousada, mas de certo modo era de freira.

Então, o delgado Matias e seu assistente Felipe, ficam encarregados de investigar ambos os casos - o da Irmã Bianca e o da Vivian - e com isso, depois de analisarem e verem que existem certas coisas parecidas entre um crime e outro, eles acabam acreditando na existência de um assassino serial na cidade. Com essas investigações, a policia chega à um cara de nome Danilo, que é o principal suspeito da morte da Irmã Bianca por ser um dos alunos dela, e parecia ser meio apaixonado por ela... Alguns fatos levam à crer que Danilo também foi quem assassinou Vivian. Mas será que foi mesmo?


Mas acontece que Alice viu o que aconteceu com Vivian, ou será que ela está doida? De qualquer maneira, ela viu - ou pensa ter visto - o assassinato da Vivian, e que o cara que a matou, não se parecia em nada com o Danilo. Mesmo o cara fantasiado, ela pôde notar que ele aparentava ser muito forte, enquanto Danilo era muito magro. Mas claro que ninguém acredita nela. A partir disso, ela tenta fazer de tudo para provar que está certa, e acaba se metendo em muitas enrascadas.
"– Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal." 
O livro me surpreendeu bastante, do início ao fim. E principalmente no fim, apesar de o final não ter me agradado muito, e pareceu como se ainda viesse um livro dois por aí, virá um segundo Leonardo?
O suspense foi muito bem elaborado, realmente me deixou bem curiosa para descobrir o verdadeiro assassino. Os personagens foram bem construídos, só achei algumas ações da Alice meio sem pé nem cabeça, sem noção mesmo, haha. Mas fora isso, gostei bastante do livro, e se fosse o caso, com certeza leria o segundo livro :D

O autor estruturou bem o livro, narrado em terceira pessoa, tem um ritmo envolvente e em nenhum ponto cansativo. Contém capítulos curtos e são alternados entre os personagens. Achei muito bem detalhado e bem explicado as cenas de autópsia, já que o autor é formado em medicina.
Eu com certeza recomendo este livro, principalmente para aqueles que adoram o gênero policial/suspense.


Postado por Jessica

5 comentários:

  1. Nossa! Quem diria, cada história que se vê hoje em dia. O autor realmente escreveu algo bem interessante e criativo! Amei sua resenha!

    Apaixonada por Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéss.

    A história termina com a solução do mistérios. No entanto, eu preferi criar uma subtrama que dá o mote de uma nova aventura da Alice. Há um resumo de um novo livro, mas tenho dois originais na gaveta, que serão lançados antes. Lançarei um deles em setembro, na Bienal do Livro Rio. A sequência do Presságio dependerá do interesse da editora, mas não compromete a primeira história. Certamente que não. ;)
    Parabéns pela resenha!
    Obrigado pela divulgação e um super beijo! \o/

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida!
    Adorei sua resenha, achei o livro muito interessante, aquele tipo de livro que te prende do começo ao termino da historia, pensando seriamente em adquirir um exemplar para mim. :D

    Bjooos!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéss, adorei a resenha. Sempre é bom conhecer livros nacionais de qualidade, e só este título já chama a atenção né?

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ótima resenha! Eu estou com esse livro aqui para ler, mas ando enrolando com meus nacionais. Comprei faz anos kkk (literalmente) e ainda não peguei. Cansei de ler resenhas positivas e que bom que a trama é bem estruturada. É difícil ter êxito num livro policial, muitas coisas podem ficar faltando. Preciso criar vergonha na cara e pegar pra ler. kkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)